quarta-feira, 29 de julho de 2015

NELSON PIQUET #6


- Em quase dez anos, qual foi sua pior temporada na Fórmula 1 ?

_ A de 1986. Nunca imaginei que a equipe fosse virar contra mim daquela maneira. Nesse aspecto, 87 foi tão ruim quanto 86, mas pelo menos eu fui campeão.

- No ano passado, vendo as corridas pela televisão, ficava sempre a impressão de que as suas trocas de pneus eram mais lentas que as do Nigel Mansell. Só coincidência ?

_ Só.

- Você tinha total confiança nos seus mecânicos ?

_ Tinha.

- E no resto do time ?

_ Não. E nem poderia. Você não se lembra daquele problema com a suspensão ativa ? Fiz um acordo de boca com os caras. Disse que eu desenvolveria a suspensão inteirinha mas quando ela ficasse boa só eu usaria. Eles toparam mas me deram um prazo, que seria até a corrida de Monza. Aí, eu trabalhei, trabalhei, trabalhei, ficou boa, corri em Monza, ganhei e na outra prova deram para o Mansell.

- Não só deram para o Mansell como depois tiraram de você.

_ Pois é, a maior cara-de- pau.

- É verdade que a partir de um certo momento você passou a esconder de Mansell os acertos que você fazia em seu carro ?

_ Em 1986, aconteceu muito. Em 1987, ficou mais difícil porque o Patrick Head trabalhava comigo e passava tudo para o Mansell. Mas quando eu descobria alguma coisa muito boa, deixava para falar na última hora da corrida e eles não tinham tempo para fazer nada.

- Você declarou várias vezes que o seu contrato com a Williams nunca foi cumprido pela equipe. O que dizia o contrato ?

_ Dizia que eu era o primeiro piloto, independente da classificação no campeonato. Ou seja, da primeira à última corrida, o Mansell jamais poderia concorrer diretamente comigo pelo título. Mas ele concorreu até o fim e deu  no que deu: em 86, entregamos o campeonato de bandeja para o Prost.

- Estava escrito no papel ou era um acordo de boca ?

_ Uma parte estava no papel e eu tive como fazer cumprir. Mas tinha uma outra que era um trato de boca entre o Frank Williams e eu. Só que no começo de 1986 o Frank teve aquele acidente horrível de automóvel e ficou afastado das corridas. O que eu ia fazer ? O cara estava paralisado numa cama de hospital, eu ia lá reclamar da vida ? Resolvi tocar para frente.

- Vocês não voltaram a discutir o assunto antes de começar a temporada de 87 ?

_ Voltamos, mas aí a conversa já era outra. O Mansell vinha de cinco vitórias no campeonato anterior, os patrocinadores ingleses estavam empolgados e o Frank Williams disse que seria difícil cumprir o nosso trato. Eu não tinha outra alternativa e acabei topando, mas avisei que, a partir daquele momento, começaria a procurar uma outra equipe.

- Acordo de boca nunca mais ?

_ Com a Lotus botei tudo no papel, prevendo inclusive multas pesadas caso o contrato não seja cumprido.

- Quais são as sua regalias  como primeiro piloto da Lotus ?

_ Suponha que eu esteja liderando a corrida e o meu companheiro de equipe venha logo atrás. Se ele me passar, ganhar a prova e me deixar em segundo, a equipe me paga uma multa.

- De quanto ?

_ Não digo, mas é uma boa grana. Quer dizer, se os caras não fizerem a parte deles, eu ganho mais dinheiro ainda (rindo).

- Está cláusula só vale se você estiver disputando a liderança ?

_ Sim. Se eu estiver em quinto e o cara puder me passar e ganhar a corrida, tudo bem.

- Considere a seguinte hipótese: você está em segundo e o seu companheiro de equipe em terceiro, ele tem mais carro e te passa; aí, na volta seguinte, o líder abandona a prova. Como fica ?

_ Ele tem que diminuir e me deixar passar.

- Esse tipo de coisa não te deixa constrangido, você que sempre venceu no automobilismo pelo próprio talento e ...

_ (interrompendo) Não é isso, você não está entendendo. Numa corrida, se um piloto está na frente, digamos, com 20 segundos de vantagem, ele pode tirar o pé e poupar o carro para chegar até o final numa boa. Agora, se você começa a brigar com o outro cara ali, tá, tá, tá, os dois se arriscam a quebrar. Em 86, a Honda gastou 35 milhões de dólares para desenvolver o motor e perdeu o campeonato. Nossa equipe ganhou 9 das 16 corridas e o título ficou com a McLaren. Não dá para correr riscos de novo. Por isso, botei as multas no contrato. A linguagem da grana é a única que os caras conhecem e respeitam.

- Você teria dito certa vez que uma das diferenças entre você e o Mansell é que você gosta de mulher bonita e ele, de mulher feia. Existem outras ?

_ A diferença entre eu e o Mansell é que eu ganhei três campeonatos e ele perdeu dois.

- Conta como foi aquela pequena maldade que você fez com ele no Grande Prêmio do México do ano passado.

_ Ele dizia que estava com problema de disenteria e a todo momento saia correndo pro banheiro. Só que ele não tinha nada, era puro fingimento. Acho que já estava preparando a desculpa para uma eventual derrota. Então, só de sacanagem, eu fui lá e roubei o papel higiênico.

- Depois do acidente do Mansell no Japão, você disse que ele tinha condições de correr, mas usou aquilo como desculpa para desistir da prova e não perder o título para você na pista.

_ Eu não falei nada, apenas repeti o que os caras lá estavam dizendo. Vendo o tape, você percebe que ele não bateu a cabeça, só caiu com o carro de 1 metro e meio de altura. As radiografias todas deram negativo. Um dos mecânicos que ajudaram a socorrer o Mansell trabalhou muito tempo no Exército, já lutou na guerra. Ele disse que conhece pelos olhos se o cara está mesmo com dor. E segundo ele os olhos de Mansell estavam normais, tinham a mesma cor de sempre. Eu não estou dizendo nada, apenas estou repetindo o que ouvi lá.

- É verdade que a Williams demorou 12 horas para anunciar a desistência de Mansell e gastou todo esse tempo tentando convencê-lo a reconsiderar a decisão ?

_ O que eu posso dizer é que o pessoal da Williams ficou muito chateado com o negócio todo. Os caras diziam : "Pô, como é que não pode correr? Não teve fratura, não teve nada ..." Você vê, o acidente foi na sexta-feira, na primeira sessão de treinos, e ele já queria ir embora no mesmo dia. Podia esperar um pouco para ver a reação do organismo, mas não: no sábado cedinho ele já se mandou para a Inglaterra.

- Indiretamente você está chamando o Mansell de covarde ?

_ Uma semana depois do acidente, o Mansell foi visto no clube jogando golfe. Então a coisa não foi assim tão feia como ele dizia. Não digo que ele é covarde, mas ele viu que ia ser muito mais bonito perder o campeonato desse jeito do que tomando ferro na corrida.

- Mesmo antes do acidente do Mansell, você tinha certeza de que seria campeão ?

_ Certeza absoluta. Eu percebi que o Mansell estava acabado no México, a corrida anterior a do Japão. Depois da prova, mesmo vencendo, ele me acusou de tentar jogá-lo pra fora da pista. Era tudo mentira. Ali eu comecei a sentir que o Mansell estava moralmente derrotado.

- Isso explica um pouco o acidente dele ?

_ Nos treinos extra-oficiais do Japão, o Mansell sempre foi mais rápido do que eu. Na sexta-feira, valendo a classificação, eu fui 1 segundo mais rápido. Aí, ele saiu pra buscar o meu tempo e acabou batendo. Quer dizer, ele já estava guiando acima do limite.