sexta-feira, 21 de outubro de 2016

JOSE PEDRO CHATEAUBRIAND

Campeão da Formula Ford


1976 - Nascido em São Paulo em 18 de julho de 1947, o atual campeão Brasileiro de Formula-Ford, apesar de relativamente jovem, já é uma figura há muitos anos conhecida nos meios automobilísticos. Fazendeiro, iniciou no automobilismo em 1970.

Em 1971, foi o vencedor da prova 300 Quilômetros de Tarumã e Campeão da Copa Brasil com um Divisão 4, Classe A. No mesmo ano, participando da prova Brasil-Argentina, onde foi considerado o melhor piloto sul-americano.

Em 1972, bateu o recorde brasileiro de velocidade no Aeroporto de Cumbica com um Protótipo Avallone. Nesse mesmo ano conseguiu o título de Campeão invicto de Turismo Divisão 3, Classe B. Ainda em 1972, bateu o recorde de Interlagos para a categoria até dois litros com um Manta, virando em 3 minutos e 17 segundos.

Em 1974, disputou os campeonatos ingleses de Formula 3, sendo o primeiro brasileiro aceito como piloto oficial da March, onde correu com Brian Henton, que mais tarde foi contratado pela equipe Lotus de Formula 1.

Apesar de ter feito uma campanha muito regular na Europa, Jose Pedro Chateaubriand preferiu disputar a categoria Super Vê, em 1975, pela equipe Diauto Condugel, e por muito pouco não se tornou campeão brasileiro.

Em 1976, disputou na Formula Volkswagen 1600 e Formula-Ford, patrocinado pela Brahma. Tornou-se campeão da Formula-Ford depois de duas vitórias em Brasília e Interlagos, um segundo lugar em Guaporé, um quinto em Tarumã e um sexto em Cascavel.





Um comentário:

Rui Amaral Jr disse...

Um grande cara, um bota!!!!!