sexta-feira, 21 de julho de 2017

CARRO - ASA




1980 - Com representantes de 39 países, realizou-se de 14 a 19 de abril, no Rio de Janeiro, o Congresso Anual da FIA (Federation Internationale de l'Automobile) que aprovou, entre outras coisas, a proibição das mini-saias nos carros de Formula 1, a partir da temporada do próximo ano.

Esse tema, como já era esperado, foi o que gerou maiores discussões no plenário, tendo prevalecido, no fim, a posição de Jean Marie Balestre, da FISA (Federação Internacional do Esporte Automobilístico) contra a de outro todo-poderoso da Formula 1, Bernie Ecclestone, presidente da FOCA (Federação dos Construtores de Formula 1) e que na ocasião se fez representar pelo secretário dessa entidade, Max Mosley.

Segundo os construtores, derrotados no Congresso, a proibição das mini-saias representará um retrocesso no desenvolvimento da Formula 1 e acusam Balestre de estar unicamente defendendo os interesses da Ferrari, que ainda não conseguiu criar um verdadeiro carro-asa.

Outra derrota de Bernie Ecclestone no Congresso foi não ter conseguido, como queria, aprovação para que fosse proibida a utilização de motores turbo-comprimidos na Formula 1.

Pelo menos até 1983, quando novas modificações no regulamento da Formula 1 deverão ser debatidas, isso não ocorrerá.

A única coisa deliberada em relação a esses motores é que, só a partir de 1983, deverão consumir menos combustível. Essa decisão acabou também beneficiando a Ferrari, que está com seu motor turbo já em fase adiantada de construção.

As outras deliberações tomadas no Congresso foram a seguintes:

- Maior proteção lateral dos carros de Formula 1, com reforço nos painéis, e estrutura frontal também reforçada

- Fim das mini-saias a partir de 1981.

- Transformação do cockpit, a partir de 1982, com a introdução de estruturas longitudinais reforçadas e barras transversais;

- Maiores dimensões internas dos carros

- Pneus com redução de largura ou com a volta das ranhuras, acabando com os pneus slick.

- Controle do consumo de combustível para impedir aumento de potência e maiores velocidades

- Fim dos carros com mais de quatro rodas.

Ainda para serem discutidas entre a FISA e a FOCA ficaram a utilização de tração nas quatro rodas; uso de titânio na construção das carrocerias e suspensões; o peso dos carros para 1983 e possíveis reforços no chassi e cockpit.

No final do Congresso, Max Mosley desabafava:

"A FISA pode aprovar as mudanças que quiser nos carros de Formula 1, mas a maneira de serem implantadas é assunto da FOCA. Balestre controla a FISA, mas na FOCA mandam os construtores".