quinta-feira, 17 de agosto de 2017

HAPPY BIRTHDAY NELSON !




1978 - Olhando, chateado, para uma enorme bolha na palma da mão direita, Nelson Piquet não conseguia esconder a decepção no fim do primeiro dia de treinos.

Ele estava em 26º lugar e portanto fora da corrida, onde largariam apenas 24 pilotos.

Seria um mau começo na Fórmula 1, e tudo por culpa do câmbio do seu Ensign. A quarta e a quinta marchas escapavam a todo momento, obrigando-o a dirigir com uma só mão, enquanto a outra segurava a alavanca.

"Para quem está começando não adianta ter uma boa desculpa", dizia Piquet.

"O importante é classificar-se e correr"

Na sessão de treinos não cronometrada de sábado de manhã, o problema das marchas continuou, apesar de o câmbio ter sido trocado. Nelson Piquet deu apenas três voltas e parou. Só então foi descoberta a origem do problema, na embreagem.

E na terceira e última sessão, à tarde, ele melhorou seu tempo para 1min 56,15 s, ficando então no 21º lugar, à frente de pilotos experientes como Jochen Mass, Harald Hertl, Hans Stuck, Clay Regazzoni, Jean Pierre Jarier, Rupert Keegan e Arturo Merzario.

Nos boxes da equipe, o comportamento de Mo Nunn, chefe da equipe Ensign, mudou, numa demonstração evidente de contentamento com Nelson Piquet, que, sem conhecer a pista e guiando o Ensign pela primeira vez, fizera um treino perfeito, ficando à frente de Harald Hertl, primeiro piloto da equipe e cujo carro tinha mais atenções e era nitidamente superior.

Na corrida, Piquet, demonstrando calma elogiável para uma estréia na Fórmula 1, preocupou-se apenas em chegar ao final, poupando o motor que não ia além dos 10 mil giros.

"Logo que larguei, vi que o motor não estava bom. E ele foi caindo de rendimento a cada volta, baixando para 9 mil giros, depois 8 mil, até parar de vez. Mas não estou triste: quero aprender, e hoje aprendi muito."

Nos boxes da equipe, Nelson Piquet foi recebido com abraços por Mo Nunn. E uma das coisas que mais o alegrou foi seu estado físico: ao descer do carro na 31ª volta, ele se sentia em condições de guiar sem problemas até o fim, apesar do intenso calor.

Mo Nunn convidou Piquet para guiar o carro Ensign nos Grande Prêmios restantes da temporada, mas ele não aceitou.

"Aceitei guiar o Ensign na Alemanha, quando eles me convidaram depois que o Derek Daly brigou com a equipe e saiu. Mas nos outros Grande Prêmios vou guiar o McLaren M23 da equipe Chesterfield, onde fiz o primeiro teste na Formula 1.

Já tinha combinado isso com eles, e não vou voltar atrás, embora o Ensign seja muito superior ao McLaren M23. Afinal foi o Dave Simms, da Chesterfield, quem me deu a primeira chance de correr na Formula 1".

Nelson Piquet