quinta-feira, 15 de setembro de 2022

BAGUNÇA ...

 



Domingo passado em Monza, a Ferrari não sabia o que fazer ...

Faltou uma liderança ...alguém que apontasse um rumo a ser seguido

Ferrari mostrou fraqueza e impotência diante de uma Red Bull forte ...


No sábado, perante uma vantagem avassaladora de seus carros, só comparada aos tempos áureos das Mercedes de Rosberg/Hamilton, onde os Ferraris colocaram mais de 1 segundo na concorrência, uma vitória no domingo parecia ser uma realidade ...

Charles Leclerc declarou após a classificação, que as chances de repetir o feito de 2019 eram grandes ...

todos na Ferrari estavam confiantes de uma vitória no domingo

sabiam que a Red Bull viria forte na corrida, mas como a vantagem conseguida na classificação era grande, daria para administrar o resultado no domingo

Binotto e Leclerc foram dormir tranquilos ...

O plano na corrida seria o seguinte:

Largando na pole, assumiriam fácil a ponta, já que quem largava ao lado era um Mercedes que foi +1.3 mais lento ... 

com o adversário largando na quarta fila com o 7º tempo por causa da punição ...seria fácil abrir uma boa vantagem no começo da corrida ...

Charles de "cara para o vento" e sem ter que "brigar por posição" poderia fugir na frente, enquanto Verstappen teria o trabalho de escalar o pelotão, o que acarretaria desgaste de equipamento e perda de tempo ....

Isso era o "planejado no papel" ...só que a realidade foi outra

A Ferrari e Leclerc sabiam que Max chegaria, mas não esperavam que fosse tão rápido ...

imagino que no "cálculo" do monegasco ...isso só ocorreria lá pela volta 20/25 ...

só que na volta 3, o holandês já estava nos espelhos da Ferrari  ...

aí, "bateu o desespero" ...e o plano inicial foi por "água abaixo" ...

nesse momento, piloto e equipe "entraram em pânico" ...

A EQUIPE NÃO TINHA UM PLANO ALTERNATIVO PARA ADOTAR E O PILOTO COMEÇOU A "PILOTAR" COMO ESTIVESSE NUMA CLASSIFICAÇÃO !

aí ficou "fácil" para o Verstappen !!!!



FERRARI SEM RUMO

Aquela parada antecipada, não foi estratégia...foi um ato de desespero !!!!!

As comunicações via rádio, demonstravam "pânico" geral !

Os rádios que nós ouvimos não eram "normais" ...

Parecia "jogo de futebol", onde o time está perdendo de 7X0 

...um jogador passa a bola pro companheiro...e o companheiro devolve de volta !

acabou tática, plano de jogo ...ninguém sabia o que fazer com a "bola" !!!!! 

virou um Brasil X Alemanha em 2014 ...


A equipe pedia via rádio, para que o piloto "escolhesse" um plano para usar !

A, B, ou C... !

A Ferrari inovando:  função PILOTO/ESTRATÉGISTA ...2 em 1


É OBRIGAÇÃO DA EQUIPE ESCOLHECER UM PLANO PARA O PILOTO!

O PILOTO ESTÁ PILOTANDO, QUEM TEM QUE ESCOLHER PLANO É A EQUIPE !!!


Bagunça generalizada ... ficava aquele jogo de "empurra, empurra"...entre piloto e muro do box

num dos rádio a equipe ordenou que o Leclerc fizesse um procedimento "shift alguma coisa", que deve ser algo para poupar equipamento, freios ou pneus, algo do tipo ...

e o Leclerc responde que não iria fazer !!!!

"de jeito nenhum, não vou fazer" ...

a equipe insiste para que ele faça, mas ...

ele responde que não vai fazer !!!!!


Na minha opinião, o Leclerc estava pilotando de uma forma muito "agressiva"...seu engenheiro percebeu isso ...e pediu para ele "conservar o equipamento" ...

Só que o piloto não obedecia porque ele já estava sentindo "a unha do dedão do Verstappen no seu calcanhar" !!!!!

O caos estava instalado na equipe Ferrari !

piloto, engenheiro, estrategista, chefe de equipe ...ninguém sabia o que fazer para segurar o Verstappen

A Ferrari parecia "time pequeno" enfrentando o Flamengo no Maracanã lotado !!!!


BINOTTO PRECISA SAIR


Eu já defendi o Binotto no blog...mas depois de tudo que aconteceu, não tem mais como defendê-lo !

Em meio ao caos ... Carlos Sainz Jr parece ser o único em condições de comandar essa "nau sem rumo" ...

 ...sua serenidade, em meio ao caos.... impressiona !

Com os papéis invertidos em Monza (Leclerc trocando o motor e Sainz na pole) ...talvez a Ferrari ainda tivesse uma "pequena" chance de vitória  ...

A Ferrari precisa de uma "reformulação" geral ...muita gente precisa ser substituída