1980 - Seis provas realizadas, seis vitórias: Artur Bragantini é o primeiro campeão brasileiro de 1980. Seus Planos ? Simplesmente continuar na Formula Ford:
" Eu vivo do automobilismo e essa categoria, pelo menos ainda no próximo ano, é a que me proporcionará maiores rendimentos. Devo continuar participando também da Formula VW 1600".
Antes das duas vitórias consecutivas obtidas no Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Guaporé) e que lhe garantiram a conquista do título, Bragantini chegou a anunciar que deixaria a categoria, aborrecido com a desconfiança que começou a surgir sobre as condições de preparação de seu carro.
Mas como nas verificações feitas nada de anormal foi encontrado e suas vitórias foram todas confirmadas, resolveu mudar de idéia:
"Investi muito na Formula Ford, acreditando na minha capacidade e na do meu preparador, o gaúcho Clóvis de Moraes. Tanto que não quis nenhum contrato fixo com o patrocinador da equipe, a Gedore, ficando apenas com os prêmios das corridas. No ano que vem, já vai ser diferente: vou receber um tanto por mês, mais os prêmios".
Na atual temporada, com seis vitórias, cinco pole-positions e três melhores voltas, Bragantini levantou em prêmios Cr$ 219.000,00; média de Cr$ 36.500,00 por prova. Além disso, recebe mensalmente Cr$ 45.000,00 de três firmas que divulgam seus produtos em seu macação.
Sem falar no prêmio maior que virá ao final da temporada: um Corcel II LDO, que foi o prêmio instituído pela Ford para o campeão da categoria.
Bom trabalho de equipe foi responsável pela regularidade de atuações da Formula Ford de Bragantini (na foto, recebendo assistência do preparador Clóvis de Moraes e o cronometrista André)
Além da ótima fase que atravessa, Bragantini aponta outra razão para seu sucesso na categoria:
"Geralmente nos preparamos melhor que as outras equipes. Realizamos uma série de testes com o carro visando exclusivamente ao acerto de sua estabilidade, enquanto a maioria das equipes procura apenas melhorar o rendimento do motor".
Bragantini aponta o gaúcho Egon Herzfeldt como o mais capacitado a quebrar sua invencibilidade. "Ainda lhe falta experiência, mas construiu um carro completamente novo e que deu certo. É isso o que as outras equipes precisam fazer para se tornarem mais competitivas".
Enquanto Bragantini se prepara para assinalar um recorde inédito em nosso automobilismo, ou seja, o de vencer todas as provas de um campeonato, a Ford parece preocupada com o futuro da categoria. Assim, para estimular os demais pilotos, intituiu um prêmio especial para o vice campeão, o que de ínicio não estava programado. Para o próximo ano o atual regulamento será mantido, devendo ser dada maior atenção à categoria Corcel II que, segunda a fábrica, reúne carros que se identificam mais com o público.
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