- Em 83 e 81 você também foi para a última corrida pressentindo que seria campeão ?
_ Em 1981 foi assim. Não sei, rapaz, naquele dia eu acordei e sabia que ia ganhar o campeonato. Lembro que eu cruzei com o Carlos Reutemann e fui logo mexendo com ele: "Fazendo nas calças, hein gringo? Bah, tchê, que barbaridade" (risos).
- Era guerra de nervos ou molecagem ?
_ Molecagem mesmo. naquele dia, eu estava com as costas estropiadas por causa de uma torção forte. Para poder correr, tive que me submeter a uma massagem com uma pomada anestésica. O engraçado é que o Reutemann acompanhava tudo de perto. A todo momento ia até o médico pra saber se eu teria ou não condições de correr. O doutor, só de sacanagem, respondia que não, que eu não estava nem dormindo direito de tanta dor, o que era verdade.
- Ele estava achando que poderia ser campeão sem correr ?
_ É. Mas no final eu cheguei na frente dele e ganhei o campeonato com um ponto de vantagem.
- O Reutemann nunca se conformou com isso, não é? Afinal, sete anos antes você era apenas o rapaz desconhecido que lustrava o carro dele numa corrida em Brasília.
_ Na época eu não sacava nada, mas hoje eu sei o que representou para a Fórmula 1 a minha vitória. O Reutemann era um símbolo, só precisava de um título para se consagrar definitivamente, todo mundo estava torcendo pra ele. De repente, aparece um cara como eu, sem nenhuma história, e ganha. Eu era um intruso e venci.
- A Fòrmula 1 que torceu contra você em 81, torceu a seu favor em 87?
_ Acho que sim, porque o Mansell é um cara bronco, mal-educado, com uma mulher feia pra cacete. Um cara arrogante, que passou a tratar mal todo mundo depois que começou a ganhar corridas, que destruiu um monte de carros. Ninguém queria que ele ganhasse.
- No ano passado, sua transferência para a Lotus e a do Senna para a McLaren aconteceram mais ou menos ao mesmo tempo e foram cercadas de muita fofoca. Afinal, quando você foi para a Lotus, o Ayrton já tinha ou não assinado com a McLaren ?
_ Na verdade, o Ayrton estava negociando nas duas pontas. Ele fazia uma exigência para a Lotus, os caras aceitavam, ele voltava com outra. Era um negócio sem fim, ele sempre queria mais e mais. Aí, os caras se encheram e vieram me procurar. Mas eu estou convencido de que o Ayrton não queria deixar a Lotus, ele só estava tentando melhorar a situação dele na equipe. O Ayrton vive dizendo que ganha, ganha, ganha, mas eu li o contrato dele com a Lotus e não é nada disso.
- Leu o contrato do Senna ?
_ É. Pra me levar para a Lotus, os caras me fizeram uma proposta e eu achei ridícula. Disse que por aquele dinheiro eu preferia ficar na Williams. Aí, eles me rebateram dizendo que estavam me oferecendo 20% mais do que pagavam para o Ayrton. Eu duvidei e eles me mostraram o contrato.
- E o que estava escrito ?
_ Não vou dizer, mas era muito menos do que ele falava. (Senna nunca revelou os valores, mas especulava-se entre 4 e 5 milhões de dólares por ano).
- Menos quanto ?
_ Menos da metade.
- Dizem que sua divergências com o Senna vêm desde 1985, quando você teria vetado o ingresso dele na Brabham como segundo piloto.
- Quem vetou não fui eu, foi o patrocinador. A Parmalat não queria dois pilotos brasileiros na equipe, não tinha o menor interesse nisso. O Ayrton é muito babaca de pensar um negócio desses. Ou é babaca ou então quer arranjar algum motivo para fazer inimizade (irritado).
_ No ano passado, você botou um apelido no Ayrton, "Freio de Mão", porque ele dificultava ao máximo a ultrapassagem dos outros pilotos. Esse tipo de comportamento põe em risco a segurança das corridas ?
- Não, mas cria um clima de inimizade com os outros pilotos. No dia em que o Prost e o Senna estiverem disputando um título, por exemplo, todo mundo vai dar preferência para o Prost, porque o Senna sempre sacaneou todo mundo.
_ Você se lembra de algum caso específico ?
- No primeiro ano pela Lotus, teve um treino que ele fez a pole-position e depois ficou passeando pela pista em baixa velocidade para atrapalhar os outros. Ah, não deu outra: veio o Alboreto e jogou o Ayrton para fora da pista. Depois eu soube que foi o Peter Warr, chefe da Lotus, quem mandou fazer aquilo.
_ Bem, o Peter Warr é o seu chefe de equipe este ano. Se ele te mandar fazer a mesma coisa ...
- Eu mando ele tomar no cú.
_ Na hora de defender uma posição, que truques o piloto pode usar sem cometer deslealdades ?
- Você tem que escolher uma linha e ficar nela. Esse negócio de ficar zanzando de um lado para o outro, em plena reta, não está certo.
_ Você nunca fez isso ?
- Você pode fazer uma volta, no máximo duas, mas não a corrida inteira. No Grande Prêmio da Hungria aconteceu isso. Eu ia para a direita, o Senna me espremia na direita; saía para a esquerda, me espremia na esquerda. Aí já é muita sacanagem, pô!