Um rápido comentário sobre o "agitado" GP do México ...
Ferrari forte ...
Depois do 1&2 em Austin, só não repetiram o resultado no México por causa do miolo mole do Leclerc !
No GP AUSTIN, Leclerc assumiu a ponta na largada e Carlos Sainz depois de superar Verstappen, assumiu a 2º colocação ...
A partir daquele momento, ficou claro que as Ferraris 1&2 não brigariam pela vitória (nem faria sentido uma coisa dessa) ... Sainz sabia que terminaria naquela posição, por isso cuidou do seu equipamento .... e acabou em 2º na corrida
No México, Leclerc quando superou Norris e Verstappen, e assumiu a 2ª colocação, achou que brigaria com Sainz (pouco inteligente, né)
em vez de cuidar do equipamento, começou a acelerar ...(o Sainz até entrou no rádio e questionou a equipe sobre a atitude do Leclerc ...dizendo que era desnecessário manter aquele ritmo forte)
Leclerc, sem equipamento no final da corrida e depois de 1 ou 2 erros...acaba superado por Norris (deu sorte de não abandonar) ... terminando em 3º !
Em 2025 aposto "todas as minhas fichas" na Ferrari de Lewis Hamilton !!!
QUE TAL NORRIS TENTAR "ULTRAPASSAR POR DENTRO"
Punição "bizarra" de 20 segundos ... estraga o espetáculo !
George Russel até soltou um "WOW! " pelo rádio quando foi informado
A FIA com seu excesso de regras está "matando" a F1 ... o mesmo que acontece no futebol com o VAR (criaram uma aberração, que fugiu do controle)
Ninguém consegue "entender" ... piloto, comissários, equipes e principalmente o público não entendem esse "calhamaço" de regras ...
Uma "simples ultrapassagem" gera "polêmica" ... valeu?! não valeu ?! pisou na linha branca, Apex da curva estava na frente do eixo dianteiro !? deixou "espaço" de um carro ?! ....
Uma "ultrapassagem" vira "caso de tribunal" ... e o piloto vira réu !!!!!!!
No caso do Norris e Verstappen eu achei "desproporcional" a punição de 20 segundos ...
Na minha avaliação, o que aconteceu ali foi o seguinte:
Na primeira tentativa,
Norris tenta "por fora" a ultrapassagem no "S", num lugar onde ninguém consegue ultrapassar ... ainda mais "por fora" !
não sei se foi intencional ou não ... mas ele fez como o Max fez em Austin (na punição de +5 do Norris)
o carro de dentro "naturalmente" empurra o carro "que está por fora" para além do limites de pista ...porque não tinha como o Max deixar um espaço de 1"carro" naquele lugar, no meio do "S" (a não ser que fosse um carro ultrapassando um retardatário) ... mas ali era uma disputa de posição, com os 2 freando além do limite ... Norris sabia que Max na frente (por dentro) espalharia (o que significa uma punição de +5, como foi em Austin) ...
Se foi intencional ou não (se ele pensou nisso na hora)... eu não posso afirmar porque não estou "dentro da cabeça" do Norris
Mas se você for ver o "histórico" da disputas entre os dois ...
O Lando Norris sempre "tenta ultrapassar por fora" ...o que "convenhamos" e mais difícil ! principalmente quando se trata de uma disputa com o 3x campeão do mundo !
Na Austria, quando aconteceu o primeiro incidente entre os dois ... Norris tentou ultrapassar a Red Bull "por fora" (o que é quase impossível de dar certo naquela curva) ...
Em Austin, ele tenta no final da reta ...também por fora ! (lá todo mundo quando tenta faz por dentro não por "fora") porque se você fica "por fora", naturalmente o carro de dentro espalha !
Hoje no México, no primeiro incidente naquele "S" ele tenta superar o Max, também "por fora" !!!!
Querer ganhar posição "por fora" de um campeão do mundo ...é uma tarefa difícil, concordam comigo !?
Você só terá sucesso se o piloto que está por dentro "colaborar" ...mas ali vale "disputa de título mundial" ...e o Max não vai "facilitar" !!!!
Ok, seguindo o livrinho da FIA + 5 para o Max seria uma punição mais do que justa porque eles nem sequer se tocaram ... e o Norris ainda saiu na frente ! (levando vantagem)
Já no segundo "incidente" ...
Ali foi um erro do Max, ele tenta ultrapassar num lugar "impossível" ...atrasa a freada, não consegue fazer a curva vai reto, obrigando o Norris a sair também ... consegue passar o Norris.
A punição correta na minha opinião ...seria obrigá-lo a devolver a posição para o Norris ... porque ele ganhou a posição saindo da pista.
Dessa forma você não "estraga" o espetáculo ...permitindo que a disputa continue !
Caso o Verstappen tivesse "danificado" o carro do Norris com essa manobra ...ai concordo com uma punição mais severa ... mas isso não aconteceu !
O Lawson ..."bateu em 2 carros" (o que é grave) e não foi punido com 20 segundos!!!
Estragou a lateral do carro do Perez ...e arrebentou a asa dianteira no Colapinto
Eu não estou justificando ou defendendo o Max ... mas isso foi mais grave, na minha opinião, que a disputa dura entre Norris e Verstapppen (lá nenhum piloto ficou com o carro avariado)
Afinal, todo mundo quer ver disputa na pista ...
jogar duro não pode ... mas bater pode ?!?