domingo, 15 de novembro de 2009

24 Horas de Bol D'or 1979



A 43º 24 Horas de Bol D'or, de 1979 disputada nos dias 14 e 15 de setembro foi marcada pelo azar das duplas brasileiras. Incentivados pelo sucesso dos anos anteriores da dupla "veterana " Tucano / Edmar, mais dois pilotos brasileiros Antonio Bernardo e Denisio Casarini da Equipe Renome, resolveram participar da prova.


Durante os treinos a dupla da Equipe Formula G, já familiarizada com o circuito, não teve maiores problemas. Denisio e Bernardo em seu primeiro contato com o circuito de Paul Ricard e com uma prova internacional fora do Brasil, foram vitimas da inexperiência, com Denisio sofrendo uma queda nos treinos.

Os "veteranos" de Bol D'or (E) Tucano (D) Edmar



Largada no "estilo Le Mans"

A ameaça da Yamaha à vitoria da Honda começou ainda no ano anterior, quando a maior revendedora Yamaha na França, a Sanauto, resolveu competir nas 24 horas de Bol D'or, para aproveitar o potencial publicitario da corrida. Para 79 a Sonauto não poupou esforços e inscreveu duas duplas Pons / Sarron e Rigal / Roche, ambas com a Yamaha OW31 750, derivada do modelo Grand Prix. A Honda equipou duas maquinas com o novissimo motor de 1084 cc.
A briga entre as duas grandes japonesas durou a corrida inteira.


Muita gente acampada entorno do circuito

As Yamahas ao contrario do ano anterior, em vez de procurarem ir para a ponta, limitaram se a acompanhar o ritmo da dupla Leon / Chamarin, esperando o momento certo para ganhar a liderança sem forçar as motos.

Tucano pelos bons resultados anteriores, acreditava que poderia ficar entre os três primeiros

Os Brasileiros na corrida não conseguiram repetir o sucesso dos anos anteriores. Tucano e Edmar foram surpreendidos pela falta de sorte. Durante a madrugada, o cronometrista da equipe alertava para o fato do Edmar não ter passado pela cronometragem. Tucano logo soube o que acontecera: Edmar surpreendido por uma mancha de oleo, caira à mais de 200 Km/h no "pif-paf" . Segundo Edmar foi tudo muito rapido: "Senti um impacto muito forte contra o solo, e vi um clarão, estava caido olhando o holofote que iluminava a curva. A moto estava a uma distancia de trinta metros. Senti uma coisa estranha na boca e pensei que tinha quebrado um dente, mas eram pedras que tinham entrado por baixo do capacete. Não consegui tirar a luva por causa da fratura da mão".

A dupla estreante Bernardo / Casarini durante um pitstop


Antonio Bernardo mostrou garra, apesar da inexperiência em provas internacionais


Os estreantes Denisio Casarini e Antonio Bernardo tiveram varios problemas eletricos durante a noite, e na manhã de domingo, tiveram que abandonar com duas marchas quebradas.


Vitoria da dupla Leon/Chemarin a quarta consecutiva

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

1º Leon / Chamarin ...HONDA RCB 1.000

2º Pon / Asami... YAMAHA OW31 750

3º Fontan / Luc ...HONDA JAPAUTO 997

4º Lafond / Maingret ...YAMAHA OW31 750

5º Vandumen / Korhenem ...HONDA JAPAUTO RCB 997