An MV breakdown - It just couldn't happen! But to the amazement of a huge home crowd at Monza one did in the 1971 500 cc Italian Grand Prix. The engine of the MV went dead as it screamed its way up the main straight and as Giacomo Agostini coasted to a halt mechanics and team officials ran up the pit road to meet him. The gloomy look on the faces of all concerned as they make their way back to the paddock illustrates the feelings of the moment.
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Giacomo Agostini deve toda sua carreira a essa marca, pela qual correu oito anos e ganhou individualmente sete titulos de campeão mundial 500 cc consecutivos , seis titulos em 350 cc e 12 títulos no campeonato de construtores.
Esse corolário maravilhoso começou a se formar em 1965 . O Conde Dominico Agusta procurava um jovem e talentoso piloto italiano para ser companheiro de Mike Hailwood nas suas maquinas invencíveis, mas que já estavam sendo ameaçadas pelas japonesas. À epoca, Agostini tinha quatro anos de corridas , sendo dois com Morini.
No Grand Prix de Monza em 1963 pilotando uma Morini, ele cravou o melhor tempo nos treinos, diante de Redman, Read, Provini antes de quebrar. O Conde ficou impressionado, mas teve de esperar o contrato com a Morini terminasse para tentar Ago.
Finalmente, em 1965, Agostini entra para equipe MV, ao lado do inglês Mike Hailwood, para disputar todos os GPs de 350 e 500 cc. Agostini tem 23 anos, é piloto oficial de uma marca prestigiada no mundo todo, mas conserva a cabeça fria e aproveita o maximo a sorte de ter Mike Hailwood como professor.
No seu primeiro ano , Ago chega em segundo nas 500 e 350 cc . Em 1966 , Hailwood vai para Honda, e Agostini se torna o primeiro piloto da MV. Na 350 cc ele foi facilmente dominado. Mas na 500 cc a história é bem diferente. No inicio do ano Redman é quem comanda a 500 cc, Ago o vence, depois Hailwood ganha de Agostini. E no fim do ano se o titulo de construtores fica com a honda, o de piloto é de Agostini, que ganha assim a sua primeira coroa.
Em 1967 , a disputa Ago -Mike continua, o inglês enfrenta problemas com o mau equilibrio de sua maquina, enquanto o italiano vai progredindo. Nessa ocasião é travada a espetacular batalha no Tourist Trophy, quando Hailwood estabeleceu o recorde absoluto do circuito, após ser dominado por Agostini cinco dias seguidos. Mike ganhou graças a uma falha mecânica (corrente solta) da MV. No final do ano , Titulo da 500 cc para Ago e o da 350 cc para Hailwood.
Os anos de 1968, 1969, 1970, 1971, 1972 o consagram como campeão do mundo de 350 e 500 cc. Esse mar de rosas começou a ser ameaçado em 1972, a famosa dupla Agostini/MV3 é vencida duas vezes pelo finlandês Saarinen e sua Yamaha. A MV4 retomará a supremacia , sempre com o fantasma da Yamaha pairando no ar.
Em 1973 , o mundo presenciou as corridas furiosas na 350, ao fim das quais Ago manteve seu título por um triz. Todos lembram da dominação de Saarinen e sua Yamaha na 500 cc até Monza.
Uma sociedade altamente rentável , que deixou uma marca na história de corridas de motos, chega ao fim no Grand Prix da Finlândia, o seu ultimo GP para a MV.
1967 - Tourist Trophy battle