quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

VIII Temporada Internacional de Motocross

Eloy Gogliano e Nivanor Bernardi

1975 - Bariloche, Argentina : VIII Temporada Internacional de Motocross, marcou a primeira participação brasileira em uma corrida internacional de motocross. A equipe brasileira que dispunha de poucos recursos financeiros era formada pelo piloto Nivanor Bernardi, Massaharu Tanigawa, chefe; e pelos mecânicos Inara e Gilberto, o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo Eloy Gogliano acompanhou a equipe.
Sete países disputaram a prova, nos circuitos de Villa La Angostura e Colonia Suiza.

O "Touro do Paraná" Nivanor Bernardi

Único brasileiro participante, entre 25 concorrentes argentinos, chilenos, peruanos, uruguaios e venezuelanos, Nivanor venceu oito das nove baterias em que se dividiram as três etapas do torneio. Nivanor correu contra dois fortíssimos adversários; o argentino Claudio Pesce correndo com uma Bultaco MK8, que há dois anos disputava o Mundial e o Campeonato Trasama na California, onde vivia, patrocinado pelo governo argentino; e o chileno Kurt Horta com uma Maico MC. Horta já tinha disputado o Mundial de 1972 e 1973, conseguindo um oitavo lugar no GP da Espanha.

Gustavo Cerdeña e sua Maico

Na única bateria que não ganhou, Nivanor acabou dando seu maior show de todo o campeonato. Depois de perder o controle numa curva e sofrer uma queda, com o choque o guidão de sua Yamaha YZ entortou, ele ergueu a maquina do chão, prendeu a roda dianteira entre os joelhos e desentortou o guidão, em seguida montou na moto e chegou em segundo lugar, apenas 12s atrás do chileno Kurt Horta. Além de vencer as oito baterias, fez a melhor volta em sete delas, mantendo uma regularidade impressionante. Após a prova, Claudio Pesce foi cumprimentar o brasileiro e disse " Ê brasileiro, você tem de estar no Mundial", Nivanor chorou de alegria, Pesce era um piloto que Nivanor admirava pelo seu estilo arrojado, e vencê-lo foi um sonho..


O intenso frio de Bariloche não atrapalhou Nivanor

Classificação:

1º Nivanor Bernardi...Yamaha YZ
2º Kurt Horta...Maico MC
3º Gustavo Beamonde...Bultaco MK8
4º Guy Booth...Bultaco MK7
5º Enrique Rodriguez...Zanella MX
6º Gustavo Cerdeña...Maico 73
7º Erhard Kausel...Husqvarna 74
8º Gustavo Ezquerra...Bultaco MK8
9º Alejandro Pesce...Bultaco MK8
10º Roberto Booth...Bultaco MK7