terça-feira, 4 de maio de 2010

Divisão 3 Inauguração de Jacarepaguá


Na inauguração do Autódromo do Rio de Janeiro em 7 de agosto de 1977 , o vencedor da prova da categoria Divisão 3, depois de receber a bandeirada entrou com seu carro na área dos boxes e parou em frente da enfermaria, onde entrou carregado pelos amigos, quase inconsciente e com princípio de insolação e desidratação. Sob um calor de 39 graus, pouco antes da prova de Divisão 3, Amadeu Campos tinha corrido duas baterias da Formula VW 1600 onde terminou em quinto lugar.
.
A ausência do gaúcho Alvaro "Neco" Torres, ajudaram Amadeu Campos a vencer a quinta prova do Campeonato de Divisão 3 em Jacarepaguá. Adaptando-se com facilidade à nova pista, e com o carro mais bem acertado da categoria, Amadeu fez o melhor tempo nos treinos 2m29,22s e poucos duvidaram de sua vitória.
.
Na largada, no entanto ele se atrasou e ficou atrás de Fernando Moser e Arturo Fernandes, que liderou a primeira volta. Atrás de Amadeu vinham Alvaro Guimarães, Voltarie Moog que parou na segunda volta com uma vela quebrada e José Melkan, bem à frente de um segundo pelotão formado principalmente pelos Passat Divisão 1 que correram junto para completarem o grid. Janjão Freire passou em 12º já na primeira volta e na terceira estava em 6º, posição em que terminou. Ele teria ficado entre os primeiros se não quebrasse um parafuso da bóia do carburador.
.
Os problemas de superaquecimento do motor e dos freios afetaram a todos, mas não diminuíram o forte ritmo dos seis primeiros, que trocaram varias vezes de posição, andando sempre juntos. José Melkan cujo carro ostentava o humilde apelo "precisa-se de patrocinador" e Janjão Freire com problemas, acabaram ficando mais longe, em quinto e sexto. Alvaro Guimarães foi o maior prejudicado, na terceira volta Aroldo Bauermann encostou em sua traseira, entortando o escape. Pensando que o barulho significasse motor estourado, Alvaro parou no boxe, para voltar depois em último, e ainda terminar num excelente sétimo lugar.
.

O vencedor Amadeu Campos
.
Na enfermaria, depois de tomar 1,5 litro de soro, Amadeu contou: "Quando recebi a bandeirada foi um alívio. E ainda consegui completar a volta de retorno, bem devagar, pensando no que iriam pensar se eu tivesse parado lá na reta de chegada, no meio da pista. Quando passava pelo boxe, olhava nas placas de sinalização e pensava, Vamos lá faltam só mais três voltas, só três e depois duas e uma, então eu apertava o volante, me concentrava".
.
Jacarepaguá - Resultados - Divisão 3
  1. Amadeu Campos...VW 1600 - Souza Barros

  2. Fernando Moser...VW 1600 - Doca

  3. Aroldo Bauermann...Brasília 1600 - Comauto

  4. Arturo Fernandes...VW 1600 - Luxforde

  5. José Melkan...VW 1600

  6. Janjão Freire...VW 1600 - Continental

.