Primeira vitória de Ingo Hoffmann na F2
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Quase 900 mil dólares foram investidos pelos argentinos para duas provas de Formula 2 Européia. Tudo isso para prestigiar seus três pilotos: Ricardo Zunino, Miguel Angel Guerra e Ariel Bakst. Reuniram os melhores pilotos da categoria, inclusive o Campeão Europeu de 1978, Bruno Giacomelli, que correu apenas a segunda prova, em Buenos Aires.
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Na primeira prova em Mendoza, os pilotos enfrentaram problemas com os pneus. Isso porque Bernie Ecclestone, dono de uma firma distribuidora de pneus de competição na Inglaterra, exigiu que fossem utilizados os que ele distribui, ao contrário do queriam os pilotos. Por isso todos os pilotos tiveram problemas. Para a segunda prova em Buenos Aires o problema foi sanado. Os dirigentes brasileiros poderiam ter realizado uma ou duas provas no Brasil, varias versões foram dadas pela não realização. Charles Naccache, culpou o Conselho Nacional do Petróleo por não ter cedido 15 mil litros de gasolina verde para a competição, enquanto outros afirmavam que o problema não era o combustível, mas sim o medo de Naccache de realizar essa prova e ter problemas com o Grande Prêmio Brasil de Formula 1 em fevereiro.
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A corrida de Buenos Aires começou a se equilibrar quando os dois March-BMW oficiais se acidentaram no treino matinal no dia da corrida. Primeiro foi Bruno Giacomelli, que saiu no "curvão", destruindo completamente seu carro. Quinze minutos depois foi a vez de Marc Surer se acidentar no mesmo lugar, tambem danificando o monocoque e machucando a perna direita. A causa para esses acidentes: o pneu esquerdo traseiro saiu da roda.
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Sem Giacomelli (pole-position) e Surer (segundo tempo) Ricardo Zunino ocupou a pole position. Entretanto, nem mesmo os componentes de sua equipe tinham esperança de uma vitória, principalmente Robin Herd, projetista e chefe da Equipe March-BMW, que chamou Ingo Hoffmann de lado, antes da corrida e lhe deu algumas instruções. Era uma questão de prestígio em jogo, e o mais importante seria a vitória do March-BMW.
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Antes da largada Ingo Hoffmann parecia pronto para vencer. Era seu dia. Largou muito bem, arrancando lado a lado com Ricardo Zunino. Outros pilotos que largaram bem: Jean Pierre Jarier, que assumiu a ponta; Eddie Cheever, que passou em segundo, e Brian Henton. Ingo entrou na frente de Zunino no final da reta e este freou, quase provocando um acidente com Alex Dias Ribeiro que estava logo atrás. Para evitar de bater no carro de Zunino, Alex freou e caiu para 15º lugar. Jarier liderou apenas as duas primeiras voltas, abandonando a corrida por causa da quebra do pino da alavanca do câmbio.
Antes da largada Ingo Hoffmann parecia pronto para vencer. Era seu dia. Largou muito bem, arrancando lado a lado com Ricardo Zunino. Outros pilotos que largaram bem: Jean Pierre Jarier, que assumiu a ponta; Eddie Cheever, que passou em segundo, e Brian Henton. Ingo entrou na frente de Zunino no final da reta e este freou, quase provocando um acidente com Alex Dias Ribeiro que estava logo atrás. Para evitar de bater no carro de Zunino, Alex freou e caiu para 15º lugar. Jarier liderou apenas as duas primeiras voltas, abandonando a corrida por causa da quebra do pino da alavanca do câmbio.
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Assumiu a ponta, então, Eddie Cheever, seguido por Brian Henton, Ingo Hoffmann, Ricardo Zunino, Beppe Ghinzani, Rad Dougall e Keke Rosberg. Alex Dias Ribeiro era o 13º. Cheever conseguiu abrir 3 segundos de vantagem sobre Henton até que na volta 19º foi obrigado a entrar nos boxes para trocar um pneu que estava dechapando. O veterano Clay Regazzoni, parecia um novato na Formula 2, tal o seu empenho nos treinos e na corrida. Apesar de seu carro um Chevron-Ferrari não ser competitivo, conquistou um ótimo terceiro lugar. Brian Henton desistiu na 28º volta quando o motor engripou e Ingo passou para a ponta. Tinha Ricardo Zunino atrás, a 2 segundos, mas o argentino cometeu um erro no Tobogã, rodou, e a diferença aumentou para 8 segundos.
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Keke Rosberg teve uma atuação apagada. Teve problemas com o motor e além disso resolveu utilizar em Buenos Aires pneus GoodYear norte-americanos, que tiveram pior rendimento que os ingleses. A única preocupação de Ingo era com a fumaça azul que saía do motor e aumentava a cada volta. Entretanto, manteve bom ritmo e conseguiu cruzar em primeiro a linha de chegada. Só fez ar de espanto depois do podium, quando seu mecânico o informou que dos 12 litros de óleo colocados no cárter no ínicio da corrida restou apenas meio litro. Emocionado por sua primeira vitória na categoria, para ele não tinha a menor importância que a prova não fosse válida pelo Campeonato Europeu. A vitória era importante para conseguir patrocinadores para a próxima temporada de Formula 2. Só não gostou da taça de primeiro lugar, que tinha uns 20 centímetros, enquanto a do Zunino, de segundo colocado, tinha meio metro.
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European Formula 2 Championship
European Formula 2 Championship
Buenos Aires - november 12, 1978 results:
- Ingo Hoffmann / March-BMW 782
- Ricardo Zunino / March-BMW 782
- Clay Regazzoni / Chevron-Ferrari B40
- Piercarlo Ghinzani / March -BMW 782
- Eddie Cheever / March-BMW 782
- Alex Dias Ribeiro / March-Hart 782
- Derek Daly / Chevron-Hart B42
- Miguel Angel Guerra / Chevron-Ferrari B42
- Don Briedenbach / Chevron-Hart B42
- Keke Rosberg / Chevron-Hart B42
- Alberto Colombo / March-BMW 782
- Dave Briggs / Chevron-Hart B42
- Geof Lees / Chevron-Hart B42
- Ariel Bakst / March-BMW 782
- Brian Henton / March-Hart 782
- Rad Dougall / March-Hart 782
- Beppe Gabbiani / Chevron-Ferrari B42
- Stephen South / Chevron-Hart B42
- Jean Pierre Jarier / March-BMW 782
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