1974 - O Campeonato Paranaense de Kart, em sua edição de 1974, foi disputado usando o mesmo sistema do Campeonato Mundial, em baterias realizadas num único fim de semana.
Quando a categoria 100 cc começou, na manhã nublada de domingo, no Kartódromo de Pinhais, com apenas seis participantes, o bom público que comparecera à pista não esperava uma boa corrida. Ricardo Voigt, da equipe Valvoline, venceu as duas baterias de 30 voltas e chegou em segundo na terceira bateria quando o motor de seu Kart perdeu rendimento e ele foi ultrapassado por Nicanor Ramos.
Quando faltavam poucas voltas para a terceira bateria terminar, o kartista de Apucarana, Sérgio Kowalsi, depois de ter se chocado com o londrinense Roberto Daher, capotou na curva 1. sendo este o único acidente registrado.
Na categoria 125 cc, o afluxo de pilotos foi maior, atingindo 25 participantes. Nicanor Ramos, que na categoria 100 cc ficou com o segundo lugar, conquistou a pole-position e na largada da primeira bateria já estava na liderança da prova, seguido por Ricardo Voigt.
Na segunda bateria, depois de um erro de Nicanor, Ricardo Voigt assumiu a liderança, seguido de perto por Marangoni. Assim sendo, os dois pilotos, Nicanor e Voigt, tinham condições de chegar ao título, vencendo a terceira bateria.
Na largada, Nicanor atrasou-se pela queda de rendimento que seu motor havia sofrido na segunda bateria. Ricardo Voigt assumiu a liderança até a 12ª volta, quando o escapamento de seu Kart soltou-se.
Depois de andar duas voltas com o cano de escapamento solto, pendurado no motor, Voigt recebeu ordem do comissário esportivo Paulo Nascimento para entar no box e consertar o Kart. Inexplicavelmente, porém, Voigt não parou e na volta seguinte deu uma violenta freada defronte à linha de chegada, numa visível intenção de desacatar o comissário de pista.
As voltas finais da corrida foram comandadas por Marangoni, enquanto Nicanor corria em quarto lugar. Pouco antes da bandeira de chegada, o box de Nicanor fez sinal a Wilson Lesrf, o outro piloto da equipe, que corria em terceiro lugar, Para deixar Nicanor passar.
Com isso, e depois de uma rodopiada de Abrahan Akiersztajn que corria em segundo lugar, Nicanor Ramos consegiu terminar a terceira bateria na vice-liderança, conquistando pelo cômputo geral dos pontos, o tri-campeonato na categoria 125 cc.
Foi disputado ainda o título para a categoria Júnior, em uma única bateria de 30 voltas, com a vitória de Roberto Borghesi.
*