terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Primeiro Táxi Brasileiro



O Ministro Lúcio Meira, acompanhado do representante da VEMAG, Sr. J. Fowler, e de autoridades, por ocasião da apresentação do táxi DKW-Vemag. Com êste pequeno carro inaugura-se uma nova posição para os profissionais da praça.

1958 - Problema de seriedade indisfarçável, o do táxi, vem de ter mais um passo no sentido de sua solução. A classe de motoristas de carros de aluguel vem curtindo as angústias da indecisão deste que a lei 2.145, de dezembro de 1953, instituiu o regime de licença prévia, que, reformado pelo atual Lei de Tarifas, também não lhe deu melhor oportunidade para adquirir ou promover substituição de seu real instrumento de trabalho, o automóvel.

O veículo de passageiros, com as dificuldades  opostas à sua importação emanadas da necessidade de amparar e proteger a indústria brasileira de automóveis, foi fugindo ràpidamente do alcance daquela classe não privilegiada da fortuna.

Os próprios carros de segunda mão alçaram-se a custos tão elevados que, do ponto de vista profissional, muito difícil tornou-se operá-lo e, ao mesmo tempo, obter sobras para o sustento doméstico. Mesmo porquanto as reposições acompanham de perto a raridade da mercadoria, e uma nota de lanterneiro ou eletricista raiam, hoje em dia, ao absurdo.

O pequeno carro DKW-Vemag, ora apresentado oficialmente ao Ministro Lúcio Meira, pode não corresponder ao confôrto excepcional dos táxis de fabricação americana, ou de desenho grande. Apresenta, porém, uma série de vantagens, a principal sendo a de poder propiciar lucro real ao seu proprietário.



O DKW-Vemag é um carro rústico, rijo, econômico, de baixa manutenção. Na foto, o Ministro Lúcio Meira e o Sr. Sidney Latine, secretário do GEIA, analisam, juntamente com o Conselheiro Humberto Bastos, o forte carrinho.

Econômico quando ao dispêndio de gasolina, bastante leve para economizar pneus, de mecânica simples para poupar gastos de oficina, bastante rijo para aturar o serviço longo que dêle se espere, o DKW-Vemag é uma grande solução para o problema do carro de aluguel, senão mesmo o melhor.

Evidentemente, o confôrto está prejudicado. Medite-se, entretanto, em que do que necessita a cidade, principalmente a cidade grande, é de dispor dêsse tipo de condução. E no andamento dos problemas do transporte, tê-lo, em primeiro lugar, já é uma vantagem.

E em breve, provàvelmente dentro dos próximos dois anos, já poderá contar a classe com a maior parte do suprimento de que necessita, pois o estudo inicial envolve 15.000 unidades.

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