terça-feira, 25 de outubro de 2011

Campeonato Brasileiro de Rali Fisa


Dupla vencedora Jorge Fleck/Silvio Klein

1985 - Nos dias 14 e 15 de dezembro, nas áreas circunvizinhas ao Hotel Fazenda Fonte Sonia, em Valinhos, São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Rali Fisa via acontecer a sua decisão.

Dezoito carros largaram do hotel pela manhã, deslocaram-se durante todo dia pela região de Itu e, ao final da tarde, após terem percorrido mais de 350 quilômetros, retornaram ao hotel. A categoria já conhecia então o novo Campeão Brasileiro: Jorge Fleck, tendo ao seu lado o navegador Silvio Klein, conduzindo um VW Gol da equipe oficial de fábrica, a Volkswagen/Mobil. 

Alípio Alburquerque/Jorge Haddad

A prova como sempre, apresentou momentos emocionantes, como derrapagens controladas e pequenos vôos. O destaque fiicou por conta da expectativa da disputa entre as duplas Fleck/Klein e Hees/Richter, estes últimos da Equipe Iwega, que mesmo sendo particulares eram os únicos que ainda podiam ameaçar os líderes.

No final, porém, a sorte sorriu aos pilotos da fábrica. A dupla Sérgio Tescarollo/Alberto Fadigatti foi desclassificada ao final da prova porque o Voyage portava spoiler dianteiro, o que é proibido pelo regulamento.

Os vitória acabou ficando com a dupla Claudio Antunes/Olavo Barbour, seguidos por Paulo Lemos/Artur Cezar e em terceiro lugar a dupla Toninho da Matta/Gilberto Schury, todos da Equipe Volkswagen/Mobil.

O catarinense Oswaldo Scheer

Ganharam destaque especial a dupla catarinense formada pelo casal Oswaldo Scheer e Maria Isabel Scheer, que mesmo correndo com um Chevette particular, sem patrocínio, conseguiram um relevante quinto lugar na classificação geral da prova, atrás somente dos profissionais da Equipe Volkswagen/Mobil. A dupla participou da prova visando os preparativos para o campeonato de 1986.

O carro preparado com o dinheiro do próprio bolso entre poderosas equipes de fábrica apoiadas por bons patrocinadores: esta foi a explicação para a surpresa geral.


Oswaldo Scheer é empresário de sucesso em Santa Catarina e, nas horas vagas, dedica-se ao automobilismo. Desde 1979 vem colhendo bons resultados, como a conquista do vice campeonato do rali de regularidade catarinense duas vezes.

Scheer já correu também em pistas asfaltadas, em 1981, disputou o campeonato de monopostos da Fórmula Fiat. Voltando aos ralis, participou de provas do Campeonato Sul Americano e também do Campeonato Brasileiro de Rali Fisa de 84. Mesmo sem contar com qualquer tipo de patrocínio, equipe de mecânicos ou de apoio durante a prova, sem uma poderosa infra-estrutura, sozinho contrar os grandes, a dupla se superou, chegando à frente ainda de muitos outros carros de equipes bem estruturadas.

Classificação Final do Campeonato Brasileiro de Rali Fisa 1985:

Categoria Graduados:
  1. Jorge Fleck/Silvio Klein 82p Campeões
  2. Arno Hees/Horst Richter 74p Vice-campeões
  3. Paulo Lemos/Artur Cezar 65p
  4. Claudio Antunes/Olavo Barbour 64p
  5. Toninho da Matta/Gilberto Schury 41p
  6. Eduardo Cunha/Walter Faria 30p
  7. Aparecido Rodrigues/Ricardo Costa 26p
  8. Justiniano Viana/Eduardo Manzano 22p
  9. Sady Bordin/Joaquim Cunha 15p
  10. José Torres/ gerson Bonfim 14p
Categoria Novatos:
  1. Alipio Albuquerque/Jorge Haddad 78p Campeões
  2. Marcelo Rizzi/Eduardo Lauand 75p Vice-Campeões
  3. Reinaldo Varella/Nilo de Paula 64p
  4. João Lopes/Francisco Melega 60p