Jorge Martinewski
1971 - Na arquibancada do kartódromo de Pôrto Alegre havia sòmente quinze pessoas assistindo à prova de encerramento do Campeonato Gaúcho de Kart, as 100 Milhas de Tarumã, no dia 5 de dezembro.
Êsse desinterêsse por uma corrida longa demais, organizada confusamente e com apenas catorze participantes, é um exemplo da situação atual do kartismo do Rio Grande do Sul. Êsse esporte ainda sobrevive lá pela dedicação de um pequeno grupo de entusiastas, que ainda cultiva a esperança de que seu esporte preferido reviva qualquer dia os tempos de sucesso que teve em 1970.
A monotonia das 100 Milhas de Tarumã contribui bastante para a ausência de um maior público no kartódromo. A tarde demasiado quente também. E o calor prejudicou o rendimento dos motores. Para piorar, o mais emocionante do kartismo (os "pegas" pelas primeiras colocações) ficou diluído mas três longas horas de duração da corrida.
Torres Jr/Fleck (11) Martinewski/Guedes (53)
A dupla vencedora, Àlvaro Torres Júnior e Eugênio Fleck, com o kart nº11, não encontrou muita dificuldade para isso, sobretudo depois que o kart nº61, de João Roberto Henning e Leniz Fernando Fucks, foi obrigado a parar no boxe, na 91ª das 198 voltas do percurso.
Em segundo lugar chegaram José Manoel Guedes e José Martinewski, kart nº53, e em terceiro, Roberto Bins Júnior e Jorge Vasconcelos Bastian, kart nº20.
E êstes foram os resultados, nas categorias 100cc, 125cc e Estreantes e Novatos, do Campeonato Gaúcho de Kart 1971:
Categoria 100cc (gasolina)
- Jorge Martinewski (campeão) 60
- Rodolfo Schutz, 55
- Ivo Telmo Shmitz, 52
- Alceu Cheuiche, 17
- Fernando Schutz, 15
Categoria 125cc (álcool)
- Flávio Martinewski (campeão) 67
- Tarcilo Caldas, 57
- Carlos Alberto de Moraes, 42
- Luiz Mário Beleza, 12
Estreantes e Novatos
Bruno E. Goldberg (campeão)
*