Edição dos 1000 Quilômetros de Paris de 1966 com os carros na variante da curva em relevé
Os 1000 Quilômetros de Paris, tradicional corrida internacional organizada pelo Automóvel Clube de Paris desde 1956. Com exceção da edição de 1972, que teve lugar em Rouen, as demais provas dos 1000 Quilômetros de Paris se realizaram no Circuito de Montlhéry.
Disputavam essa prova veículos da categoria grã-turismo, esporte e esporte protótipo.
A vitória da Maserati dos franceses Jean Behra e Louis Rosier em 1956, seguiram-se cinco vitórias consecutivas da Ferrari. Em 1967 a dupla Jacky Ickx e Paul Hawkins com Mirage, chegou em primeiro. No ano seguinte venceram Rolf Stommelen e Hans Herrmann que, com o Porsche 908, completaram as 128 voltas da corrida à média de 161,32 Km/h.
Em 1969, o Matra de Jean-Pierre Beltoise chocou-se com o Porsche de Gregory, mas o acidente não teve maiores consequencias, e o francês pôde se recuperar e vencer a prova.
Em 1970, a Matra venceu novamente, desta vez com a dupla Jack Brabham e François Cevert. No ano seguinte, o Porsche 917, pilotado por Gijs Van Lennep e Derek Bell, não teve rivais e terminou a prova com cinco minutos de vantagem.
Em 1972 (prova disputada em Rouen), a dupla Gerard Larrousse e Jean-Pierre Beltoise, pilotando uma Lola, conquistou o primeiro lugar. Depois dessa edição as provas foram suspensas.
O Autódromo de Montlhéry situado a 24 km de Paris, também conhecido como Linas-Montlhéry, foi construído em 1924, com traçado próprio para altas velocidades, parte de asfalto e parte de cimento, constituído por quatro pistas, a maior com 12,553 Km e um anel de 2,5 Km para velocidades maiores.
Foi usado em oito edições do Grand Prix da França, algumas provas do Bol d'Or, do Grand Prix de Paris e dos 1000 Quilômetros de Paris, e também em várias tentativas de recorde.