sábado, 5 de maio de 2012

TORNEIO NORTE/NORDESTE F-VW 1300




1979 - O paulista Élcio Pellegrini, com um Minelli da equipe Transbrasil-Imperial Hotel, venceu com facilidade a primeira etapa do Campeonato do Norte e Nordeste de Fórmula Volkswagen 1300, realizada no Autódromo Virgílio Távora, em Fortaleza, abrindo a temporada automobilística cearense e brasileira deste ano.

No intervalo das duas baterias de dez voltas da prova de fórmula, realizou-se também a primeira etapa do Torneio Passat Norte/Nordeste, disputada numa bateria única de 15 voltas, vencida por Rogério Santos, alagoano radicado em Fortaleza.

Com Aloysio de Castro correndo com um motor-reserva, já que o preparado por Amador Pedro quebrou nos treinos de sábado, e o pernambucano Antônio Teixeira disputando a primeira bateria com os pneus amaciados montados em posições erradas, Pellegrini teve sua vitória facilitada na primeira bateria, quando abriu cerca de nove segundos sobre Aloysio, na fase final da bateria.

Na segunda bateria, enquanto Aloysio de Castro, com o motor cada vez rendendo menos, fazia tudo para garantir um terceiro lugar. O pernambucano Antônio Teixeira, agora com os pneus montados corretamente, passou a lutar de igual para igual com o paulista Pellegrini, chegando para a bandeirada final praticamente colados.

O final da última bateria foi realmente empolgante, principalmente após a sétima volta, quando Teixeira começou a imprimir um ritmo mais forte no seu Minelli, passando a andar mais rápido que o seu adversário.

A experiência de Pellegrini se fez sentir, principalmente na penúltima volta, quando freou no Buriti, perturbando, completamente, o piloto pernambucano que a muito custo sustentou a rotação do seu motor para sair da curva sem perda de potência. O bom desempenho na segunda bateria lhe garantiu a segunda colocação.

Teixeira colado em Pellegrini na chegada da segunda bateria

No bloco intermediário, Carlinho Feitosa se destacou, conseguindo o quarto lugar, entre João Quevedo e Fernando Macedo, já que Neném Pimentel, com um motor reserva em péssima situação, tinha como preocupação apenas terminar a corrida e assegurar a conquista de três pontos.

Carlinho, que havia terminado a primeira bateria em quarto lugar, manteve esta posição na largada e durante toda a primeira volta da segunda bateria, mas desceu para o último lugar, após uma violenta rodada no Buriti. Apesar deste acidente, recuperou o tempo perdido e terminou a competição novamente em quarto lugar.

O estreante Fernando Macedo, com um Oli/2 construído em 1976, teve um aceitável desempenho, chegando a vencer o duelo na segunda bateria contra João Quevedo, com um Pati, e superando durante toda a competição o pernambucano Leonardo Barcellos, mais experiente em disputas de Fórmula VW 1300. Fernando, com o sexto lugar, conquistou os seus primeiros seis pontos na nova categoria.

A etapa inicial do Torneio Passat não chegou a despertar muito interesse no público presente ao Eusébio. Rogerio Santos, que já havia conquistado a pole position, largou bem e abriu grande vantagem sobre Bob Williams e Carlinho Feitosa, diferença que manteve até o final das 15 voltas.

Classificação Final Fórmula VW 1300:
  1. Elcio Pellegrini / São Paulo / Minelli
  2. Antônio Teixera / Pernambuco / Minelli
  3. Aloysio de Castro / Ceará / Oli/3
  4. Carlinho Feitosa / Ceará / Oli/3A
  5. João Quevedo / Ceará / Pati
  6. Fernando Macedo / Ceará / Oli/2
  7. Leonardo Barcellos / Pernambuco
  8. Neném Pimentel / Ceará / Oli/3
Torneio Passat
  1. Rogério Santos / Ceará
  2. Bob Williams / Ceará
  3. Carlos Feitosa / Ceará
  4. João Quevedo / Ceará
  5. Iran Lemos / Ceará
  6. Luis Weber / Ceará

*