Os Campeonatos Brasileiros revelaram, mais uma vez, um punhado de bons valores. Alguns como Nelson Piquet e Francisco Serra decidiram logo partir para o Exterior.
O carioca Nelson Piquet Souto Maior, nascido a 17 de agosto de 1952, será durante a temporada de 1977 mais um representante brasileiro na Fórmula 3 européia.
Nelson Piquet começou realmente a se interessar por automobilismo em 1969, quando passou a frequentar a oficina Câmber de Brasília, cidade onde foi criado.
Resolveu correr de Kart, endividando-se a tal ponto com a Câmber que a única opção foi trabalhar no setor de vendas da oficina para saldar a dívida.
Depois de muitas batidas e capotagens, foi escolhido para representante da Capital Federal no Campeonato Brasileiro de Kart de 1971.
Apesar de ter que abandonar quando ocupava o quinto posto na final, Piquet foi escolhido o piloto do ano de Brasília, mesmo com a forte concorrência de Ruyter Pacheco e do infatigável Alex Dias Ribeiro.
Depois de algumas experiências em carros de Turismo, Nelson Piquet Souto Maior apareceu realmente no cenário nacional com a criação da Fórmula Volkswagen 1600.
Em três anos de disputa, Piquet só deixou de correr uma prova, após o falecimento de seu pai.
A primeira temporada foi um sem fim de problemas e Piquet, quase sem patrocínio, corria a duras penas, preparando o carro e os próprios motores.
Em 1975, Piquet iniciou o campeonato correndo pela equipe de Newton Pereira, transferindo-se depois para a Gledson, que já contava com Benjamin Rangel e Peter Schultz Wenk.
Daí nasceu a amizade com o preparador Giba, e em 1976, com somente um carro na equipe, a temporada foi um sucesso.
Este piloto promissor sagrou-se campeão brasileiro, com 6 vitórias em 10 provas disputadas, atingindo um total de 59 pontos.
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