Águia, agora só na velocidade
1982 - Para vencer uma prova de Rali são necessários, em doses praticamente iguais, sorte e um carro competitivo.
E nenhum desses ingredientes faltou à dupla paulista Luís Evandro Águia / Luís Sérgio Xavier, que ganhou a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali-FISA, realizada dia 16 de maio, em Belo Horizonte. Um resultado que os transformou em novos líderes do torneio, agora com 85 pontos contra os 60 dos cariocas César Vilela e Sérgio Cunha.
Águia e Xavier terminaram na frente em cinco das doze provas de classificação, pilotando um VW Gol, metade delas disputadas em percursos de baixa e o restante em trechos de alta velocidade. Alías, num desses, a dupla paulista estabeleceu novo recorde, com média superior a 112 Km/h.
Essa prova, de peso dois, foi cumprida em percurso de aproximadamente 500 quilômetros e o calendário ainda reserva mais cinco etapas, programadas para São Paulo (uma de peso um e outra de peso três), Paraná (um), Minas Gerais (um) e Rio de Janeiro (dois).
Pelo regulamento, os pilotos só podem pontuar em 14 dos 18 pesos previstos.
Com a liderança até certo ponto tranqüila, Luís Evandro Águia começa a pensar em disputar provas em Portugal nos meses de dezembro e março próximos, provavelmente com um Ford Escort de dois litros.
Enquanto isso, está acertando com a Ford a participação na etapa brasileira do Mundial, em agosto, que deverá contar com a presença de carros das principais fábricas nacionais, inclusive o chevrolet Monza.