sábado, 16 de março de 2013

GIL SPEAR



Gil Spear, supervisor de desenhos avançados da Ford, projeta mais um novo "Dream Car". Cêrca de 300 "carros de sonho" são imaginados a cada ano, poucos dos quais virão alcançar a linha de produção. Mas certamente os pedaços de cada fornada anual servirão para formar algum modêlo real futuro.

Que faz com que os automóveis, de ano para ano, mudem de aparência, como que se tornando um dos mais efetivos padrões de propaganda da evolução na época contemporânea ?

Exigirá realmente o comprador que um carro seja mais baixo, mais comprido, mais largo, que seu modelo anterior ? Que possua no cofre do motor uma máquina com potência de centenas de H.P. ?

Em uma análise franca e não-direcionada, o público ignora usualmente o que vai comprar, e compra precisamente aquilo que o fabricante insinua como capaz de provar a cada indivíduo que ele é um dos agentes na linha avançada do progresso ...

O automóvel é o padrão ideal da auto-realização social do homem moderno, por ele se afirma cada qual o seu lugar na comunidade... Então, a cada ano, o automóvel proporciona algo diferente, que se entende um pouco além de sua utilização prática: a identidade entre os desejos condoreiros e íntimos do seu possuidor e a opinião que dêle possa fazer a sociedade... 


Êste possui nome de batismo: MANTA, lembrando o peixe da família das arraias, a "jamanta" achatada, alada, e com seus esporões traseiros. Que será admitido como "atual" neste desenho, para incorporar-se à linha 1960 ?

Essa identidade é fabricada pelo criador de estilos, pelo desenhista das idéias novas, com que o fabricante reveste o esqueleto e o coração do veículo, entregando ao mercado, para que cada qual, sentado ao seu volante, afirme a seu próximo, sem necessidade de palavras, que ali vai êle, na linha de frente da humanidade, ainda que em um remoto lugarejo do globo...