Facel Vega HK 500 de 1960, com motor Chrysler V8 de 5907 cc, que desenvolvia a potência de 365 cv. Este carro atingia a velocidade de aproximadamente 220 Km/h
FACEL VEGA foi uma marca de uma série de carros luxuosos e velozes fabricados de 1954 a 1964 pela FACEL, indústria francesa especializada na produção de carroçarias.
Em 1954 a FACEL deixou de construir carroçarias, que fornecia principalmente à SIMCA e passou a fabricar carros completos, os Facel Vega, modelos grandes de carroçaria cupê, chassi de aço soldado e motor Chrysler.
O primeiro motor adotado foi o V8 do De Soto Firedome (4500 cc e 180 cv). Seguiram-se outros V8 Chrysler mais potentes: o HK 500 de 1958 (260 cv e 4940 cc), 1959 (365 cv e 5907 cc) e 1962 (390 cv e 6286 cc).
As carroçarias, de acabamento cuidadoso e linhas esguias, tinham a grade do radiador de andamento vertical.
Seu luxuoso interior continha painéis ricos de instrumentação. Apesar da carroçaria cupê, dos motores potentes e das altas velocidades que alcançavam, suas grandes dimensões impediam que se classificassem os Facel Vega como carros esportivos.
Em 1958 surgiu um modelo quatro portas, também grande, mas sóbrio e elegante: o Excellence, que, como os outros modelos, tinha um preço bem elevado: quase 50 mil francos.
O luxuoso painel do cupê Facel II de 1962
Em 1960, depois de adotar freios disco Dunlop em todos os modelos, a Facel tentou equilibrar sua situação fnanceira lançando um carro menor, mais esportivo : o Facellia.
Esse pequeno cupê tinha motor construído pela própria Facel, de quatro cilindros em linha de 1600 cc, duplo comando e válvulas na cabeça e 120 cv. A inadequação desse motor ao carro contribuiu para desprestigiar a marca e forçou sua substituição por um quatro cilindros Volvo de 1800 cc.
Em 1962 a fábrica apresentou seu último modelo, o FACEL II, um cupê possante e esguio, capaz de alcançar a velocidade de 240 Km/h.
Em 10 anos de atividades, a Facel Vega conseguiu, com muita dificuldade, atingir a casa das mil unidades produzidas. Apesar da indiscutível qualidade e classe de seus automóveis, não se impôs no mercado. Os contínuos malogros e a má situação financeira da empresa obrigaram seus diretores a dissolver a Facel Vega em 1964, quando se preparava uma nova versão do Facellia, equipada com motor Austin-Healey de 3000 cv.