Apareceram aqui no Rio de Janeiro alguns carros provenientes da Pôlonia, de pequeno porte, para 5 passageiros, marca WARSZAWA, que umas poucas agências ofereceram, e certamente venderam, a mais de Cr$ 400.000,00.
Já no ano passado fôra anunciado que o POBEDA teria sua produção descontinuada nas Usinas Molotov, em Gorki, passando a chamar-se "VOLGA ".
A extrema parecença entre aquêle carro russo e o Warszawa, da indústria polonêsa, induz-nos a acreditar tratar-se de um e único produto.
Eis as características do carro russo: seu motor, é de 4 cilindros em linha (82 mm de diâmetro e 100 mm de percurso), de 2.120 cc, com válvulas laterais, e 6,2:1 de compressão; desenvolve uma potência máxima de 50 HP a 3.600 rotações por minuto, e um torque máximo de 12.6 quilogrâmetros a 3.200 rpm. Pesa 1.360 quilos e desenvolve uma velocidade máxima de 115 quilômetros horários, gastando de 10 a 12 litros para 100 quilômetros de marcha.
Seu preço na Rússia, em janeiro de 1955 era de 15.000 rublos (cêrca de Cr$ 50.000,00).
Os carros Warszawa, ou pelo menos dois dêles, que foram apresentados por duas agências desta cidade, são portadores das mesmas especificações que o Pobeda, da "Cortina de Ferro" .