" So long, Gilles. You were young, loyal, daring, simple and you loved to express yourself in our sport like no one has done in recent years. You had just attained the heights of glory and like a lightning bolt destiny cruelly stole your life. You leave an immense void. Your talents were fantastic exhibitions which the many fans you loved and for whom you always gave your best, will miss. They never will forget what you did and you will leave unperishable memories for automotive sport aficionados. Joan, Melanie and Jacques, like us, will always be proud of you. Adieu, Gilles. "
Clay Regazzoni
Era 13:52 da tarde, restavam apenas oito minutos de qualificação. Alain Prost tinha garantido a pole provisória com o fantástico tempo de 1'15"701, e a Ferrari, com Didier Pironi tinha conseguido o melhor tempo com 1'16"501.
Gilles Villeneuve, por sua vez, não havia conseguido nada melhor do que 1'16"616 e por conta da terrível inimizade que separava os dois homens, depois do que aconteceu em Imola, suspeitamos que Gilles, que dissera : " Eu posso vencê-lo quando quiser, onde eu quiser !", não ia desistir.
No entanto, ele teve que completar sua segunda tentativa com o seu último conjunto de pneus moles (naquela época existiam os pneus de classificação com os selinhos brancos que duravam somente uma volta ), e passando em frente de sua posição nos boxes, Mauro Forghieri fez um sinal para ele parar, Gilles sinalizou que tinha visto a ordem.
No entanto, ele continuou a andar forte e não sabemos se ele tentou fazer uma terceira volta com os pneus, que , em geral não é possível, ou se, fiel à sua imagem, ele atacou para se divertir.
Depois de uma longa curva a esquerda, em que os F1 fazem a 260 Km/h, ele encontrou de repente a traseira do carro de Jochen Mass, que andava bem lento (ele completou uma volta em 1'27s). Vendo a trajetória de Jochen, Gilles decide passar pela direita. Infelizmente o piloto alemão avista pelos espelhos a Ferrari de Gilles e desvia para direita.
Jochen Mass recorda : "era como um helicóptero, ele gira várias vezes até ser cuspido do carro, já sem capacete pela força centrífuga depois do rompimento dos cintos de segurança. Em seguida, ela atravessou a pista no ar acima do meu March e caiu fortemente do lado de fora da curva Terlamen."
Villeneuve quebrou o pescoço, e teve uma forte distensão da coluna vertebral, o que levaria a sua morte. Imediatamente, os pilotos começaram a parar para prestar socorro. Teo Fabi tenta fazer respiração boca a boca, os socorristas interveem rapidamente e tentam uma massagem cardíaca.
O piloto é transportado para o hospital do circuito equipado com equipamentos de primeira qualidade (construído com fundos da OTAN para ser usado pelos exércitos em caso de guerra). O estado de Gilles é desesperador, "Está clinicamente morto ", disse tristemente Maurice Bellien, organizador. Seu pulso ainda estava fraco mais a vida já tinha abandonado seu cérebro.
Levado de helícóptero para o Hospital de Louvain, Gilles dá o seu último suspiro as 21 horas, três horas depois da chegada de sua esposa Johanne. Não havia nada mais a ser feito para salvá-lo.
Antes de entrar na Fórmula 1, Gilles correu na série CANAM pelo time de Walter Wolf, Chris Amon que fez parte da equipe, disse na época : "Gilles é fantástico, ignora o medo. Todos nós temos no cérebro um pequeno compartimento que desencadeia o sentimento de medo, ele não tem."
Gilles era considerado um semi-deus na Itália, o commendatore Enzo Ferrari constantemente o comparava as grandes estrelas do passado e não hesitava um segundo em compara-lo a Tazio Nuvolari, piloto do passado que morreu aos 60 anos dormindo em sua cama depois de passar por incontáveis acidentes e passar meses internado em hospitais. Gilles nunca tinha se machucado, apesar dos inúmeros acidentes. Mas infelizmente não sobreviveu ao último...