terça-feira, 26 de agosto de 2014

NAS RUAS O VOLKSWAGEN NACIONAL



Volkswagen Nacional 1959 - Na foto aparecem sem os protetores de ambos os para-choques que são equipamentos normais. Êste é o único promenor que o torna diferente do môdelo original alemão.


1959 - No dia 7 de janeiro passado, surgiu oficialmente em São Paulo o primeiro automóvel Volkswagen nacional. Um acontecimento notável e encorajador para o país que transpõe o estágio inicial da industrialização.

Seu prêço é de Cr$496.000,00 mas, devido à pequena produção inicial, intensa procura e a questões de mercado, evidentemente deverá oscilar para mais.

O Volkswagen nacional 1959 é idêntico ao modêlo luxo fabricado na Alemanha. Como equipamento normal, ambos os para-choques possuem protetores arqueados, sendo êste detalhe, a única particularidade que o diferencia do môdelo semelhante no país de origem.

NO BRASIL A 2ª FÁBRICA

Atualmente o Brasil é o único país fora da Alemanha que fabrica o universal "Carro do Povo".

Da linha de carros de passeio que produz, a Volkswagen fabricará aqui somente o seu môdelo Luxo. As outras versões, Cabriolé e conversível de teto corrediço, não serão manufaturadas.

INICIALMENTE 27% DE NACIONALIZAÇÃO

O índice de nacionalização das primeiras unidades é de 27% de acôrdo, portanto, com os requisitos exigidos pelo GEIA. Esta percentagem compreende: tôda borracha do veículo, vidraçaria, acabamento interno, parte elétrica etc.

A produção atual da fábrica é de 20 automóveis diários; contudo pelo ritmo atual de expansão, a fábrica espera duplicá-la muito breve. Pretendem os fabricantes em agôsto próximo, manufaturá-lo com 40 a 50% de peças nacionais.

Tôda a produção inicial do Volkswagen recebe a côr beige. Em fevereiro, a tonalidade azul-clara passará a ser utilizada e assim, gradativamente duas novas côres por mês irão sendo admitidas até alcançarem seis ou mais tonalidades claras e diferentes.

A companhia emprega atualmente 2.200 pessoas entre técnicos, funcionários e operários, possuindo uma área de 500.000 m2 no Km 23 da Via Anchieta em São Bernardo do Campo, dos quais 30.000 m2 já construídos e 100.000 m2 em fase adiantada de construção.