segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

BOA NOITE ... MCMLXXVI !




Rolling Stones, Black and Blue Billboard, 1976

O outdoor do álbum dos Rolling Stones de 1976, intitulado “Black and Blue”, causou alvoroço na Sunset Strip desde o momento em que apareceu pela primeira vez. Um grupo de mulheres protestou contra as imagens acrescentando a sua própria mensagem de graffiti e, em poucos dias, a Atlantic Records retirou-a. A foto de Robert em preto e branco, uma das poucas tiradas naquele breve período, foi publicada na edição daquela semana da revista Rolling Stone, garantindo aos bad boys do rock and roll ainda mais exposição nacional do que o próprio outdoor jamais teria conseguido.



A foto da capa tirada por Hiro, um fotógrafo de moda japonês, remete às capas de álbuns dos primeiros dias da carreira dos Stones.


Em dezembro 74, no dia 12, Mick anuncia que Mick Taylor pode deixar os Stones, por sentir necessidade de uma mudança de direção em sua carreira, decisão esta comunicada oficialmente pela Rolling Stones Records no dia 16.

No dia 21, Mick declara que Taylor havia tido pouca consideração em avisá-los poucos dias antes de eles começarem a gravar o novo disco em Munique: "Eu estava em Manágua vendo os benefícios conseguidos com o dinheiro arrecadado no show, quando recebi um comunicado do escritório dizendo que ele não iria a parte alguma nunca mais com os Stones".

Antes de terminar o ano começaram as especulações de que Ron Wood seria o próximo guitarrista.



1 Hot Stuff    5:21
2 Hand Of Fate 4:28
3 Cherry Oh Baby  3:54
4 Memory Motel 7:06
1   Hey Negrita  4:58
2   Melody       5:48
3   Fool To Cry  5:02
4   Crazy Mama   4:32




O ano começa com as especulações sobre quem seria o novo guitarrista dos Stones. A lista é grande e inclui alguns nomes como: Jeff Beck, Rory Gallagher, Leslie West (imagine-o fazendo um dueto com Mick e Keith) Wilco Johnson, Bob Tench, Harvey Mandel, Wayne Perkins, Peter Frampton e vários outros menos cotados.

No fundo, Mick e Keith sabiam que, além de ser um bom músico, o escolhido teria que se encaixar no padrão visual do grupo, mais particularmente com eles dois. Até março nada havia sido decidido, embora o mais cotado fosse Wayne Perkins que estava gravando com eles em Munique o próximo disco, bem como Harvey Mandel que já estava fora das possibilidades.

No dia 14 de abril, porém, é comunicado que Ron Wood integraria o grupo para a próxima excursão dos Stones pelas Américas.

O trabalho no álbum começou antes da Tour of the Americas do ano anterior e continuou em vários locais até ser concluído na cidade de Nova York em fevereiro de 1976.



Stones na Quinta avenida em NY promoção da tour de 75


A respeito das datas pela Ámerica do Sul, já estavam programados os dias: 14 a 17 de agosto no Maracanãzinho, de 19 a 21 no Pálacio das Convenções em São Paulo. Depois, fariam alguns dias na Venezuela. Como sempre as coisas ficaram só nas notícias, embora poucas vezes estivesse tudo certo como agora.

No dia 19 de dezembro é anunciado que Ron Wood faz parte definitivamente dos Stones.

"Estava tudo acertado com Wayne Perkins para ser o novo guitarrista, mas aí Ron Wood decidiu ficar conosco e então não houve mais argumentação, embora tenha sido muito duro para Perkins".

Keith Richard,
1º de janeiro 1976