sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ITACOLOMY 500




1974 - A ITACOLOMY 500, disputada em 500 milhas, equivalente a 100 voltas pelo circuito total de Interlagos, apenas para os carros de turismo de série Divisão 1 com cilindrada até 1600 cc. Prova que se disputa pela segunda vez, e que teve um final surpreendente.

Rômulo Gama vinha liderando tranquilamente a competição até a penúltima volta, quando Roberto Dal Pont conseguiu reagir e vencer a corrida, depois de 7h7m29s4, a uma média de 111,727 quilômetros por hora.

A melhor volta foi de Rômulo Gama, de Chevette, com 4m9s4, a 114,905 quilômetros por hora de média.

Eduardo Dória foi o companheiro de Rômulo Gama no Chevette, enquanto Dante de Camilo formou dupla com Roberto Dal Pont, no Dodge 1800 vencedor.

Em terceiro, classificou-se outro Dodge 1800, guiado por Jan Balder e Fausto Dabbur, que só resolveram participar da prova no dia anterior. Elvio Ringel e Nilo Caruso, com Chevette, ficaram com a quarta colocação, e em quinto, um outro Chevette, dos pilotos José Romano Coelho e Francisco Artigas.

Em sexto, ficaram Raulzinho Silva e Antonio Campello, também com Chevette. Chico Gabriel Neto e Ricardo Ciuffi, em sétimo.

 Uma boa dupla foi a Norberto Januzzi / Ricardo Alburquerque, que apesar de perder três voltas logo na largada, em consequência  de um acidente com Norberto, conseguiu se recuperar, para classificar-se em décimo, na esperança de que a prova valesse para o Campeonato Brasileiro, no qual eles estão em segundo lugar. Mas, a Confederação Brasileira de Automobilismo não confirmou a homologação que estava sendo pretendida pelo AMC Motor Clube.

Dos 22 carros que largaram ao meio-dia, 19 receberam a bandeirada final às sete e meia da noite, e três desses concorrentes estavam na mesma volta do vencedor, o que foi considerando muito bom para uma prova de longa duração.

Antes dessa prova final, correram os estreantes e novatos.

Os melhores, entre os estreantes e novatos, foram os pilotos Walter Peticov, com Opala, e Marcos Sartori, com o Chevette da Elfcar-Fukuda, ambos completando as 5 voltas da prova, e cruzando a linha de chegada com apenas quatro segundos de diferença.

Silvio Hauk, com Volkswagen 1500, Bolivar de Sordi, Chevette, Roberto Cox, Volkswagen 1500 e Dorival Paris, Volkswagen 1500, foram os outros classificados entre os seis primeiros dessa boa corrida que foi disputada a uma média de 111,282 quilômetros por hora.