1956 - Henrique Casini, o decano dos corredores brasileiros, possuía uma Alfa-Corsa, Fórmula 1 (monoposto); enquanto houve corrida Casini correu, o que não foi muito... de modo que a Alfa representava um bom capital inteiramente parado, e, pior ainda, um carro que se tornava obsoleto a cada dia, sem ao menos proporcionar a seu dono o prazer de uso, uma vez que, não havendo corrida, um carro monoposto não se presta nem para a cidade, nem para turismo; talvez servisse para crônica oral, pois pertencera a Chico Landi que conquistara várias de suas vitórias a seu volante.
Mas Casini não pretendia entrar para nenhuma academia de bate-papo sôbre vitórias alheias. Já possuía as suas, e apenas desejava continuar a série... Isso não foi possível, pois o Automóvel Clube sempre faz o calendário, sempre reúne sua Comissão de Corridas, sempre manda para a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o relatório de suas atividades esportivas, mas em matéria de corridas mesmo, só uma vez por outra é que acontece alguma coisa de somenos importância, conforme se afere pela conversa dos nossos desalentados entusiastas...
Henrique Casini, industrial e sportman, é o decano dos corredores brasileiros. Seu Alfa-Cadillac expressa dedicação ao automobilismo indígena, que possui uma plêiade de grandes corredores.
Então a Alfa ficou "encalhada" nas mãos de Casini, pois, além de teoricamente, também praticamente a Fómula 1 tinha sido cancelada de longa data. Casini deliberou, então, recuperar o investimento, perdido à altura em que o Automóvel Clube cancelara a participação de sua Alfa especial; faria o que se chama nos Estados Unidos um "street rod", um pouco diferente, no entanto, pois a aparência exterior seria convenientemente resguardada. Nem se compreenderia o popular corredor brasileiro montado em uma "carangueijola" feita no estilo quebra-cabeça somente com um motor tipo "bomba" sob o capô!
Pacientemente, Casini estudou tudo quanto sai publicado no gênero carroçaria, pois quanto a parte de mecânica, o nosso decano conhece para ensinar. E quando concluiu seu plano incorporara no aproveitamento da Alfa-Corsa um motor Cadillac, com adaptações técnicas completas e certas, e uma carroçaria especialmente criada por êle...
Ganhou antes de ficar pronto
Ainda na fase de experiências e ajustes, Casini desejou provar seu Alfa-Cadillac, e o emprestou a Jair Melo Viana para disputar na categoria Mecânica Nacional. Jair chegou em segundo em corrida realizada em Interlagos, tendo, no entanto, batido o recorde da volta daquela pista. Ficava assim provado o acêrto das soluções mecânicas que Casini dera a seu problema, á margem da satisfação pessoal de haver dirigido um empreendimento cujos resultados somam uma vantagem irrefutável à habilidade e competência de nossos profissionais, inclusive do próprio idealizador do carro. O Alfa/Cadillac causou justa admiração em Interlagos, em reunião de gente cuja competência em assuntos automobilísticos está sempre fora de qualquer suspeita.
A Alfa-Cadillac de Casini é de juntar gente... Compara-se, sem favor, a essa outra iniciativa belíssima, a de Tomaz Woerdenbag e seu Packard-Brasil. Embora produzido com a combinação de elementos de várias marcas em sua apresentação externa, é interessante notar que êsses componentes se identificaram entre si, para dar ao carro de Casini uma fisionomia que mais se aproxima à dos "carros de sonho" (dream cars) das grandes fábricas.
Carro esportivo por excelência, tem um perfil harmonioso desde o farol "de pálpebra" até as luzes posteriores. Sua capota é rígida, totalmente removível no entanto. Com ou sem capota, as linhas permanecem inalteradas em sua elegância, para cujo realce não há contribuição de nenhum elemento especial, senão que reside no próprio desenho.
As rodas, de arame, são de Buick; a grade do radiador é de Chevrolet 1955; o desenho do pará-lamas traseiro é inspirada no Plymouth 1955, o volante da direção é Austin A40. E, com paciência e conhecimento, poder-se-á reconhecer ora em um ponto ora noutro, a incorporação de algum detalhe de carro que já tenha sido consagrado pela aceitação pública como de bom gôsto. Embora chame a atenção por seu desenho "diferente", não se lhe reconhece, entretanto, a linha "Cadillac". Lembra a traseira de um "Thunderbird" combinada com o "dream car" El Camino, da própria Cadillac...
A escolha de motor recaiu sôbre um de Cadillac, especialmente importado, do ano de 1954, zero quilômetro, de 240 cavalos, 5.400cc, também foi importado um comando de válvulas "quente", especial, o que deu um acréscimo de 80 indóceis cavalos. Ligada a essa tremenda "casa de máquinas", por intermédio de um eixo cardã especial, em acoplamento com o eixo traseiro e diferencial autoblocante, remanescente das entranhas da Alfa-Corsa. Autêntico carro de corridas como se vê.
Tôda essa fôrça para puxar somente 900 Kg tornam o Alfa-Cadillac de Casini uma autêntica "bomba". Ponto interessante do Alfa-Cadillac é o de ter êste carro um chassi mais rápido do que o motor. Seu chassi, basicamente o mesmo do monoposto de que foi tirado. Os grandes freios Alfa-Romeo têm sua aplicação mais facilitada através de um sistema servo Bendix (Hidro-vácuo).
O carro inteiro foi feito tendo em mente os gostos de um profissional das pistas. O resultado não poderá ter sido outro... performance traduzida em velocidade, potência e absoluta segurança. A parte de lataria, elétrica e pintura foi tôda ela executada nas próprias oficinas de Henrique Casini, que são bem conhecidas como fornecedoras das borrachas que levam seu nome.
MOTOR: Cadillac, V-8, 5400 cc, 320 HP a 5200 RPM
TRANSMISSÃO: Conjunto monobloco de caixa de mudanças Alfa de 4 marchas sincronizadas e diferencial auto-blocante.
CHASSI: Alfa-Corse tubular de espaço
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas - Dianteira por molas espirais trabalhando com amortecedores hidráulicos, Traseira por molas transversal e amortecedores hidráulicos
CARROÇARIA: Especial feita a mão, de alumínio. Parabrisas de "Plexiglas".
Carro esportivo por excelência, tem um perfil harmonioso desde o farol "de pálpebra" até as luzes posteriores. Sua capota é rígida, totalmente removível no entanto. Com ou sem capota, as linhas permanecem inalteradas em sua elegância, para cujo realce não há contribuição de nenhum elemento especial, senão que reside no próprio desenho.
As rodas, de arame, são de Buick; a grade do radiador é de Chevrolet 1955; o desenho do pará-lamas traseiro é inspirada no Plymouth 1955, o volante da direção é Austin A40. E, com paciência e conhecimento, poder-se-á reconhecer ora em um ponto ora noutro, a incorporação de algum detalhe de carro que já tenha sido consagrado pela aceitação pública como de bom gôsto. Embora chame a atenção por seu desenho "diferente", não se lhe reconhece, entretanto, a linha "Cadillac". Lembra a traseira de um "Thunderbird" combinada com o "dream car" El Camino, da própria Cadillac...
Note-se o painel extremamente funcional, tendo como peça central o tacômetro. A esquerda do volante o "Mile-O-Meter", registrador das condições do motor marca Cadillac V8, novo.
A escolha de motor recaiu sôbre um de Cadillac, especialmente importado, do ano de 1954, zero quilômetro, de 240 cavalos, 5.400cc, também foi importado um comando de válvulas "quente", especial, o que deu um acréscimo de 80 indóceis cavalos. Ligada a essa tremenda "casa de máquinas", por intermédio de um eixo cardã especial, em acoplamento com o eixo traseiro e diferencial autoblocante, remanescente das entranhas da Alfa-Corsa. Autêntico carro de corridas como se vê.
Tôda essa fôrça para puxar somente 900 Kg tornam o Alfa-Cadillac de Casini uma autêntica "bomba". Ponto interessante do Alfa-Cadillac é o de ter êste carro um chassi mais rápido do que o motor. Seu chassi, basicamente o mesmo do monoposto de que foi tirado. Os grandes freios Alfa-Romeo têm sua aplicação mais facilitada através de um sistema servo Bendix (Hidro-vácuo).
O carro inteiro foi feito tendo em mente os gostos de um profissional das pistas. O resultado não poderá ter sido outro... performance traduzida em velocidade, potência e absoluta segurança. A parte de lataria, elétrica e pintura foi tôda ela executada nas próprias oficinas de Henrique Casini, que são bem conhecidas como fornecedoras das borrachas que levam seu nome.
QUADRO DE ESPECIFICAÇÕES
MOTOR: Cadillac, V-8, 5400 cc, 320 HP a 5200 RPM
TRANSMISSÃO: Conjunto monobloco de caixa de mudanças Alfa de 4 marchas sincronizadas e diferencial auto-blocante.
CHASSI: Alfa-Corse tubular de espaço
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas - Dianteira por molas espirais trabalhando com amortecedores hidráulicos, Traseira por molas transversal e amortecedores hidráulicos
CARROÇARIA: Especial feita a mão, de alumínio. Parabrisas de "Plexiglas".