quarta-feira, 29 de abril de 2015

ROBERTO PUPO MORENO


1983 - Não bastasse a boa campanha de Ayrton Senna, Maurício Gugelmin e Maurizio Sala na Inglaterra, agora é a vez de Roberto Pupo Moreno ressurgir do ostracismo com ótimas atuações em pistas norte-americanas. Depois de desistir oficialmente de tentar uma vaga em alguma equipe de Fórmula 1, Moreno decidiu voltar-se para o North American Formula Mondial Championship (a antiga Fórmula Atlantic) e mesmo o IMSA GT Championship.

É verdade que o brasileiro foi sondado pela Lotus para substituir Nigel Mansell, que se acidentara no Grande Prêmio da França, no GP de San Marino. Mas, já escaldado, Moreno preferiu abrir mão da chance, mesmo porque só teria um dia de treinos para se adaptar ao carro, que aliás, seria dividido com Dave Scott e Geoff Lees, também pilotos de testes da Lotus.

Ele optou por disputar, no mesmo dia, as 75 Milhas de Laguna Seca (Califórnia) com um Toyota Celica GTU de 2.000 cilindradas.

E Moreno tem bons motivos para não se arrepender de escolher as corridas americanas. Na estréia da Fórmula Mondial, por exemplo, ele venceu a prova depois de largar na pole e estabelecer o novo recorde do Autódromo de Willon Springs, na Califórnia. Foi uma vitória difícil, especialmente em função da pequena largura do circuito e da resistência de Michael Andretti, filho de Mario Andretti, que acabou em segundo.

Na segunda etapa do certame, em Riverside, Moreno não foi feliz: ele abandonou quando se encontrava em terceiro lugar (problema de motor), mas ao marcar a terceira posição nos treinos confirmou porque é apontado pela crítica especializada como um dos favoritos ao título.


E foi na mesma pista, disputando as Seis Horas de Riverside, que Roberto Moreno conseguiu a terceira colocação na Categoria GTU com um BMW 320 de 2.000 cilindradas em parceria com o holandês Boy Hayaj, prova marcada pela morte trágica do alemão Rolf Stommelen. O Porsche 935 do alemão perdeu o aerofólio traseiro a mais de 300 Km/h e iniciou uma série de cambalhotas que termiram com um violento choque nos guard-rails. O Porsche pegou fogo e só cinco minutos depois Stommelen foi retirado, com gravíssimas queimaduras que provocaram sua morte horas depois.

Roberto Pupo Moreno espera que todos esses bons resultados resultem na obtenção de patrocínio, já que não conta com apoio de qualquer empresa brasileira.