1973 - Com o Campeonato Europeu de Fórmula 2 já decidido, pouca gente se animou a ir para Salzburg. Assim, apenas treze pilotos formaram o pelotão de largada e entre eles não estavam os dois principais nomes da categoria este ano: o campeão Jean-Pierre Jarier e Jochen Mass.
Mas, mesmo com Jean-Pierre Jarier ausente, o carro que cruzou a linha de chegada em primeiro foi um MARCH/BMW e para o italiano Vittorio Brambilla vencer a sua primeira corrida de Fórmula 2 até que não foi uma coisa das mais difíceis.
Com o terceiro tempo de classificação, Vittorio Brambilla estava na segunda fila do pelotão. Na primeira, estavam Patrick Depailler, com seu ELF 2, e José Carlos Pace, com o SURTEES TS15 de Jochen Mass.
Vittorio largou procurando uma brecha entre Depailler e Pace, mas não deu e passou em quarto na primeira volta. O primeiro era Depailler, que tinha feito o melhor tempo de classificação, e abriu logo um espaço daqueles. Em segundo, passou Wilsinho Fittipaldi Jr, que largou muito bem, pois estava na terceira fila.
Em terceiro, vinha o norte-americano Bill Gubelmann. José Carlos Pace, que saiu disputando o primeiro lugar com Depailler, passava em quinto, atrás de Brambilla (Môco estava com um problema de estabilidade, causado pelos pneus do lado direito e também com pouca rentabilidade no motor).
Na segunda volta, Wilsinho encostou no boxe; tinha soltado um cabo de vela.
"Olha que eu caprichei na largada e foi me acontecer um troço desses. Depois que parei no boxe comecei a andar devagar, só para terminar a corrida. Com uma volta atrás dos caras, o que é que eu ia fazer?".
Com a parada do Tigrão, o italiano pulou para segundo, pois tanto ele quanto Môco ultrapassaram Bill Gubelmann. A máquina de Patrick Depailler estava redondinha e cada vez ia aumentando mais a diferença para o segundo colocado.
Além da performance de Depailler, o que se notava no início da corrida era a subida do também francês Jacques Coulon, que apesar de ter alinhado ao lado de Brambilla, na segunda fila, passou em oitavo na primeira volta, pois se atrasou na largada.
Coulon vinha apertando o pé e já na quinta volta encostava em Pace, que não se manteve muito tempo em terceiro. Sem poder exigir muito do carro, acabou sendo ultrapassado na oitava volta, caindo para quarto.
Quase ao mesmo tempo, Vittorio começava a se aproximar de Patrick Depailler. Não que o italiano estivesse andando mais forte, mas é que o ELF 2 não ia bem, Depailler explica:
"No principio ia tudo muito bem, mas aí os pneus traseiros começaram a perder aderência. Tive que diminuir porque o carro estava saindo muito de traseira".
No que diminuiu, Brambilla chegou e passou. Isso, com quinze voltas de corrida. E a corrida, apesar de ter cinqüenta, acabou por aí mesmo. É, porque a não ser o abandono do suiço Silvio Moser (Surtees TS10/Ford Cosworth), que corria em nono, nada mais aconteceu até o fim, ou seja, todo mundo continuou em seu respectivo lugar.
Mais para o final, pensou-se que a coisa ia ficar boa, pois em determinados pontos do circuito Depailler chegava bem perto de Brambilla, mas logo era dispensado pelo italiano. O pessoal olhava e simplesmente pensava: "isso aí não vai dar em nada". E Realmente não deu. Como também não deu em nada o pega entre Gubelmann e Rolland Binder, pois o americano não deu bobeira e manteve a quinta posição.
Em relação a Coulon e Pace, nada a dizer, já que, depois de se acomodarem em terceiro e quarto, passaram a correr sozinhos, longe um do outro e dos outros. Patrick Depailler, enquanto o seu carro estava perfeito, marcou a melhor volta da prova, na média horária de 215,460 quilômetros por hora.
Salzburgring / 2 de setembro de 1973 / Áustria / 14º Etapa do Campeonato Europeu de Fórmula 2
- VITTORIO BRAMBILLA / MARCH 732 / BMW
- PATRICK DEPAILLER / ELF 2 / FORD HART
- JACQUES COULON / MARCH 732 / BMW
- JOSÉ CARLOS PACE / SURTEES TS15 / FORD HART
- BILL GUBELMANN / MARCH 732 / BMW
- ROLLAND BINDER / MARCH 732 / BMW
- KURT RIEDER / MARCH 732 / BMW
- JO VOLANTHEN / GRD 273 / FORD
- WILSON FITTIPALDI JR / BRABHAM BT40 / FORD WOOD