terça-feira, 1 de setembro de 2015

A REFORMA DA FORMULA 1

1976 - Três carros da equipe Brabham, 77 Stommelen, 8 Môco conversa com Gordon Murray e 7 Reutemann em Nurburgring. Sou a favor da volta de 3 carros por equipe.


Amigos tenho lido sobre algumas mudanças na F1, parte de segurança, para atrair mais público, melhorar o espetáculo etc. Até agora não vi uma que seja interessante.

Se você fechar cockpit e cobrir as rodas acaba a F1, vira protótipo. Não gosto da modificação que fizeram em Le Mans, não conheço o regulamento mas parece que cockpit fechado pode ter um só assento. Protótipo sempre foi de dois lugares, acabaram com uma tradição, virou monoposto. Não tem nem discussão, F1 é cabeça de fora e rodas descobertas. 

Mexer nos pneus seria uma boa, pneus mais largos e resistentes, esse negócio de pneu durar 8,9 voltas chega a ser ridículo para a marca do fabricante. Quem é que vai comprar um pneu que acaba rapidinho? Asa móvel e botão de ultrapassagem sou contra, piloto tem que resolver no braço, pilotos novatos e com pouca experiência tomariam um couro dos mais velhos. Menos efeito aerodinâmico também melhoraria as disputas. Barulho é regra em carro de corrida, tem que ser alto. Esse negócio de sistema de recuperação de energia, também sou contra. Ecologia não combina com corrida de carro. Fórmula 1 é petróleo, graxa, asfalto e borracha queimada... tudo o que os verdes odeiam!

No quesito segurança os carros de hoje são bem construídos, pode bater de frente que não esmigalha os pés. Fogo que era comum nos anos 60 e 70, praticamente acabou. Outra boa solução foi o cabo que prende as rodas, o público e a cabeça dos pilotos agradece. Claro que segurança sempre tem que evoluir, mas hoje um F1 é 50 vezes mais seguro que um carro de rua.

Outra coisa, piloto com menos de 18 anos deveria ser proibido até de circular pelos boxes. Não gosto do jeito que os espinhudos pilotam. Gosto de piloto rápido, técnico e que joga limpo. Tem que ter respeito, nada de atirar o carro prá cima do outro, muitos consideram isso arrojo, prá mim é barbeiragem. Fórmula 1 é a elite do automobilismo, depois dela não existe mais nada; então tem que ser só os melhores.

A volta da coroa de louros no pódio, uma pitada dos velhos tempos seria bom, mas tem que obrigar os pilotos a colocarem! hoje em dia os robozinhos só se preocupam com aquele ridículo bonezinho e é claro as mamadeiras (que mais parecem chupetas de criança).

Sou totalmente a favor da volta de 3 carros, quero ver três Ferrari, três Mercedes, três McLaren, chega de Marussias, Caterham ... equipes onde os pilotos não conseguem mostrar o seu potencial. Um grid tem que ter qualidade não quantidade...

Nos treinos mudaria o formato, sem Q1Q2Q3. 1 hora treino com todo mundo na pista, quem fizer a melhor volta fica com a pole, como era antigamente.

Esse negócio de punição por troca de câmbio e motor também tem que ser revisto. Tá chato!

Liberar mais treinos, vamos acabar com esse negócio de treinar no videogame.

Na questão custos eu liberava carros da mesma equipe com patrocínios diferentes, em tempos de crise seria mais fácil levantar a grana.

Não quero assistir corrida no Cazaquistão, Pérsia ou Congo Belga...com suas arquibancadas vazias. Lugar da F1 é na Europa! Onde o público comparece e gosta. Tradição é importante!. A ganância vai acabar com a Fórmula 1.

Mercedes-Benz campeã do mundo e a Alemanha sem o seu GP, pode isso?