sábado, 14 de novembro de 2015

TREINOS GP BRASIL



Amigos, a F1 precisa urgentemente rever suas normas de punição. Achei injusta a punição aplicada ao Bottas. O incidente aconteceu em um treino livre que não vale nada, numa situação de pista tranquila com tempo bom, acho que um ponto de advertência na carteira e multa em dinheiro seria suficiente. Você começar o fim de semana já sabendo que vai perder 3 posições na largada e desanimador. Outra que precisa mudar é a punição por troca de motor e câmbio, esse tipo de punição acaba prejudicando mais o espetáculo do que a equipe punida.

Nos treinos nenhuma novidade, Mercedes na frente seguida da Ferrari e Williams. Nico Rosberg conquistou mais uma pole com méritos, esteve bem em todos os treinos e não errou. Lewis tentou mas não conseguiu superar Rosberg. Quinta pole do Nico, não sei o por que; talvez Lewis desmotivado pelo fim de campeonato, ou pelo problema de que quando confrontado costuma errar. Hamilton é um grande piloto, disso ninguém duvida, mas ele só é grande quando está dentro da sua bolha de segurança. Em um ambiente controlado, com o melhor carro e com a equipe toda a seu favor ele sempre foi imbatível, mas quando é apertado se mostra fraco.

Rosberg neste final de temporada tem demonstrado que poderia ter sido um rival para Lewis. O problema é que a filosofia da Mercedes, de Lauda e Cia é a de um só piloto lutar pela vitória. Já ficou claro que eles não querem dois pilotos brigando pelo título, e a mesma mentalidade da Ferrari. Nico não vai ter nenhuma chance no ano que vem se eles apostarem outra vez no Hamilton. Não que Nico seja inferior a Hamilton, na minha opinião eles então no mesmo nível, mas o que acontece é que para lutar contra Hamilton, Nico vai ter de dar 130%. Se já é complicado quando você disputa mano a mano, imagina quando você tem que dar 30% a mais. Foi o que aconteceu com o Massa quando o Alonso entrou na Ferrari, desde a primeira corrida ele já sabia que a equipe queria o Alonso campeão, a equipe nunca deu condições iguais para os dois, isso quebra qualquer piloto.

Quando eu digo condições iguais é bom explicar porque brasileiro faz muita confusão. Nico tem o mesmo carro do Hamilton, a equipe não sabota o carro dele, nada disso. Os dois carros são igualzinhos. O que acontece são inúmeros outros fatores, a equipe sempre trabalha em cima do principal piloto e isso faz uma grande diferença.

Os brasileiros, Felipe Nars foi muito bem, fez o possível com o carro que tem nas mãos. Primeira vez que corre em casa, não errou nem demonstrou nervosismo. No domingo o importante vai ser terminar a corrida, se possível na zona de pontos. Boa sorte!

Felipe Massa foi muito mal em todos os treinos. Nos treinos livres parecia estar pilotando um kart, só andou de lado. Não era o Massa que estamos acostumados a ver em Interlagos, me pareceu muito nervoso e ansioso para acertar, o que ficou claro no seu estilo de pilotagem. Aquilo não me pareceu problema no carro, parecia que ele estava tentando andar acima do limite do carro.

Para o domingo precisa ter tranquilidade, pilotar de cabeça fria. Esse ano não tem carro para uma vitória ou pódio. Tem que pilotar dentro das limitações do carro, não adianta tentar dar show. Se fizer uma boa prova talvez consiga uma 4ª ou 5ª o que é um excelente resultado. Se for pilotar para agradar a galera não termina a prova. Boa sorte!


P.S  Assisti a reprise dos treinos e o Nars não teve culpa nenhuma, Dá para ver o Massa ultrapassar o Bottas antes de chegar nele. Erro de comunicação da equipe. Uma pena a punição.