quinta-feira, 5 de maio de 2016

MARKO PODE QUEIMAR MAX



Amigos, o acidente na Rússia não foi o responsável pela troca de Kvyat por Max Verstappen. Ele só antecipou algo que já era previsível. Com certeza essa troca iria acontecer no meio da temporada, Kvyat já sabia que estava sendo fritado, daí o seu desespero por bons resultados nesse começo de temporada. Max Verstappen é hoje a grande sensação da turma do XBOX 360, o público alvo da empresa de energéticos, então nada mais natural do que promover o seu garoto propaganda.

Mas Helmut Marko corre o risco de queima-lo. Na minha opinião ele ainda está muito verde para subir para a equipe principal. Está pulando uma etapa. Até agora ele tem demonstrado que é uma promessa, fez algumas ultrapassagens arrojadas e só. Até agora não mostrou que é um piloto completo. Um piloto tem que ser rápido, arrojado mas também tem que saber trabalhar em equipe, saber fazer uma leitura da corrida e entender de estratégia. Fórmula 1 não é GP2, experiência e maturidade contam muito, não adianta fazer uma ultrapassagem e no final não terminar a prova. Talvez devesse ficar mais um ou dois anos na Toro Rosso para adquirir maturidade.

A Toro Rosso ganha com isso, fica com Kvyat um piloto já com alguma experiência, e o jovem Carlos Sainz, sem a sombra do midiático rebelde Max Verstappen, pode ter a tranquilidade para desenvolver sua carreira. O principal problema da equipe era ter dois pilotos muito jovens e sem experiência.

Essa história que a Ferrari quer Verstappen e por isso a RBR promoveu a troca não cola. Em primeiro lugar a Ferrari tem o Vettel como o piloto para ser o campeão. Em segundo, a equipe Ferrari tem hierarquia militar, todos tem que obedecer ordens, e Verstappen já demonstrou que não gosta disso. A troco de que a equipe iria atrás de alguém que poderia criar um clima ruim dentro do time. Ou alguém acha que Max seria o piloto que daria o título ao time.

Espero que ele consiga bons resultados na RBR, não quero ver mais uma promessa sendo queimada. Na velocidade da Fórmula 1 atual um piloto pode cair tão rápido quanto subiu. Tem tudo para se consagrar ou enterrar sua carreira. A conferir...