quarta-feira, 16 de novembro de 2016

TORÇO POR NICO




Lewis Hamilton mostrou humildade ao final do GP Brasil, autoproclamou-se o melhor na chuva (vai mudar de idéia quando assistir o VT da prova) e sucessor de Senna. Depois ainda deu uma alfinetada no Rosberg, deixando claro nas entrelinhas, porque venceu as três provas (vai ganhar a quarta, mas no Mexico errou feio) o título deveria ser seu.

Vamos recordar: 

Em 2007 disputava o título e já estava com uma mão no caneco (4 pontos à frente de Alonso) quando chegou para a última etapa no Brasil. No começo da prova tomou uma ultrapassagem do Alonso e na reta oposta errou, saiu da pista e caiu para 8º . Terminou a prova em 7º perdendo o título para Kimi Raikkonen.

Em 2008 também chegou no Brasil com uma mão na taça, Felipe tinha 7 pontos a menos e só 10 pontos estavam em jogo pelo sistema antigo de pontuação. Felipe fez a melhor corrida de sua carreira (nem por isso autoproclamou-se sucessor de Senna ou rei da chuva) enquanto Hamilton pilotando o carro campeão fazia uma corrida apagada e só levou o título porque um alemão escorregou na casca de banana na última curva.

Dito isso, Nico Rosberg com toda a pressão de estar disputando seu primeiro título, esta fazendo muito mais e melhor do que fez seu companheiro de time quando disputou o seu pela primeira vez.

Rosberg esta fazendo o que é preciso para conquistar o título, procurando não cometer erro. No final das provas é sempre bombardeado pela imprensa inglesa e mesmo assim consegue manter a tranquilidade.

Só perde o título se acontecer um terremoto no Abu Dahbi. Chega fácil em segundo (tem um W07 na mão) e se não quiser arriscar pode se dar ao luxo de terminar em terceiro. Lá não chove, então não vai ter surpresa. Falha mecânica também não, tem 99,9% de não quebrar, a Mercedes está checando cada parafuso dos dois carros para não passar vexame. Pode furar pneu? pode, mas ele para no boxes, troca, cai para 9º, volta pra pista, acelera o W07 e em 10 voltas está em terceiro. Mentalmente parece estar bem, tem mantido a calma e tudo indica que vai chegar em Abu Dhabi pronto para levantar o caneco.

Não tenho preferência por nenhum dos dois mas estou torcendo para o Rosberg, vai ser bom para o campeonato do ano que vem se ele for o campeão. Os dois estão no mesmo nível, mas Rosberg ainda baixa a cabeça para o Hamilton. Não sei o motivo, mas ele precisa desse título para levantar a cabeça e brigar em igualdade com o Hamilton.

A Mercedes deve continuar dominando ano que vem, a questão é saber qual será a vantagem para os outros. Com o novo regulamento as outras equipes podem encostar. 

A Mercedes com dois campeões na equipe terá que dar condições iguais para os dois. Rosberg com o título na mão vai levantar a cabeça e dizer eu posso! e não vai mais permitir que Lewis jogue sujo com ele, atirando o carro pra cima (nem Lewis vai continuar a fazer isso se Nico for campeão).

Quem ganha com isso somos nós.