quarta-feira, 26 de julho de 2017

MANTA






1972 - Capaz de alcançar velocidades acima de 300 km/h, com uma carroçaria que parece um estilete, o Manta é o mais novo concorrente para a prova de Indianápolis.

Construído pela Antares Engineering, firma montada pelas equipes Michner/Hopkins e Patrick Petroleum, três deles serão entregues imediatamente à equipe de Lindsey Hopkins e serão pilotados por Roger McCluskey, Mel Kenyon e Walli Dalenbach.

Embora o carro ainda esteja coberto de sigilo, alguns detalhes já escaparam das oficinas da Antares: projetado por Don Gates (criador do Chaparral 2J ), o Manta tem uma suspensão especial e carroçaria de traseira baixa, como no McLaren, larga atrás e estreita ao máximo na frente, chegando a lembrar um estilete.

Alguns técnicos que viram o desenho do Manta acham que a aerodinâmica da carroçaria forçará a aderência mais do que os aerofólios comuns, que o carro também usará. Essa característica, combinada com as da nova suspensão, deve dar ao Manta um desempenho muito alto: segundo a fábrica, ele será capaz de correr 17,7 km/h mais do que qualquer carro de Indianápolis.

Atualmente, o recorde do circuito é de Mark Donohue, a 290 km/h. O Manta deverá chegar pelo menos a 307,7 km/h na mesma pista.

De acordo com Don Gates, a traseira baixa não implicará uma montagem diferente do motor. "A montagem será convencional", ele garante.

Mais dois carros estão sendo montados para a equipe Patrick Petrolium, idênticos aos três da Hopkins, com motores Offy. Outras equipes, porém, não podem comprar o Manta, pelo menos por enquanto. Só a Patrick Petrolium e a Micner/Hopkins.

O carro será testado neste mês, no circuito de Ontário, por Roger McCluskey.