terça-feira, 12 de setembro de 2017

TEMPOS MODERNOS



Amigos, li um artigo no PlanetF1 sobre Max Verstappen onde ex-piloto Jochen Mass faz uma análise critica do jovem holandês. Tem muita gente criticando o comportamento do Max nas últimas etapas, mas é preciso entender que ele só tem 19 anos.

Na F1 moderna a maioria dos pilotos chega muito cedo na categoria máxima do automobilismo. Esse é o principal problema. É muita responsabilidade para um garoto de 18 anos. Ele tem que mostrar resultados em no máximo duas temporadas, caso isso não aconteça corre o risco de ser queimado. Antigamente você tinha mais tempo para desenvolver e trabalhar um piloto.

Fora o resultado que ele tem que apresentar dentro da pista, ele também precisa saber lidar com inúmeros outros fatores. Precisa saber absorver as críticas da imprensa, lidar com patrocinadores porque hoje em dia uma vaga na F1 envolve muito dinheiro. Tem também a questão da exibição excessiva nas mídias e redes sociais onde o sujeito tem que saber lidar com ofensas e elogios dos seus 1 milhão de seguidores. Hoje é tudo instantâneo. Um sujeito numa cidadezinha do interior da India pode interagir com um piloto quase que em tempo real. O cara pode tanto elogiar como também pode xingar. Uma pessoa mais velha pode lidar bem com isso mas para um jovem é mais complicado. Em outros tempos esse tipo de interação era praticamente impossível e o único modo seria através de um carta.

Tem muito exemplos como o do Carlos Sainz Jr que teve um excelente começo na F1 e neste ano tem enfrentado problemas. Não tem um bom carro nas mãos e por ser muito jovem, não consegue administrar isso e acaba errando dentro da pista e fora dela com declarações inoportunas. É o caso do Max, Stroll, Vandornne. Ocon até agora não tem errado porque tem um bom carro, mas no momento que a Force India cair de rendimento os erros vão aparecer.

Você precisa dar tempo para esses jovens e talentosos pilotos ganharem experiencia e se desenvolverem. Sem esse tempo a F1 de hoje sofre com esse abismo entre pilotos entrando muito jovens sem experiencia e veteranos. Não tem aquele desenvolvimento natural de um Cevert sendo preparado para substituir um Stewart.