segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

GRANA CURTA



1981 - Roberto Moreno, considerado o melhor piloto da Fórmula-Ford ano passado, já começou a mudar seus planos.

O convite de Ron Tauranac para ser o primeiro piloto da RALT não significa, na verdade, qualquer redução nos preços, já que, a exemplo do ocorrido na Fórmula 2, a moda lançada por Bernie Ecclestone de suprir com rios de dinheiro a falta de talento de pilotos milionários também se estendeu à Fórmula 3.

Não há mais lugar para o talento sem bom respaldo financeiro.

Já em setembro passado, Moreno sentiu o gosto amargo desse automobilismo argentário.

Tauranac, amigo de Piquet, passou a olhar com mais atenção as corridas do protegido de Nelson.

Precisando de alguém que desse a seu novo Ralt RT-4 de Fórmula 3 uma estréia marcante na Inglaterra, o velho construtor australiano julgou ver em Roberto Moreno as qualidades necessárias, e ofereceu-lhe o carro para as quatro últimas corridas do campeonato.

Ao brasileiro só caberia a aquisição de um motor competitivo, mas foi o bastante para o sonho desmoronar: Moreno mal tinha dinheiro para suas despesas pessoais.

E o carro, entregue ao sueco Stefan Johanson (dono de vigoroso patrocínio de uma empresa de tabaco), venceu as quatro corridas e levou o sueco de terceiro colocado à campeão inglês.

Agora, Roberto Moreno tenta se acostumar com a idéia de voltar à Europa para assumir o lugar que Ralf Firman lhe reservou: o de piloto da fábrica Van Diemen no Campeonato Europeu de Fórmula Ford 2000, que será disputado pela primeira vez este ano.

Como o organizador acenou-lhe com a possibilidade do patrocínio do uísque Canadian Club, que já o apoiou durante o Campeonato Europeu de Fórmula Ford 1600, Moreno deve aceitar e tentar estabelecer ligações mais fortes com o patrocinador.