domingo, 11 de fevereiro de 2018

NOS PLANOS DA MCLAREN




1982 - O fim de semana que Ayrton Senna passou em Zolder parece ter sido, profissionalmente, um dos mais gratificantes de sua carreira: ele foi para participar de uma prova de Formula-Ford 2000 logo após o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Largou em primeiro lugar, mas não chegou ao fim porque cometeu um erro numa curva, mas deixou a Bélgica não só como um dos melhores pilotos de sua categoria como, também, um dos pilotos que a McLaren poderá contratar para sua equipe de Fórmula 1.

Primeiro colocado nos dois dias de treinos, Ayrton Senna era frequentemente procurado pelos jornalistas que queriam saber se no próximo ano ele fará sua primeira temporada na Fórmula 3.

"Só se conseguir patrocínio", era a resposta a todos.

Mas muita pouca gente conseguiu saber que Ron Dennis e John Barnard, respectivamente, chefe e projetista da McLaren, fizeram contato com ele para saber de seus planos para o futuro.

Mais: convidaram-no para a temporada de Fórmula 2 de 1983, sob o patrocínio da Marlboro.

Os acontecimentos parecem ter deixado Ayrton Senna tão surpreso quanto desorientado, e ele confessou que precisava passar a semana seguinte pensando sobre tudo.

Convites para a Fórmula 1 ele nega ter recebido, mas admitiu que já existe uma proposta para que participe da próxima corrida de Fórmula 3 em Mônaco:

"Verdade, mas não aceitei. Para quê? Se pegasse um carro bom, talvez...repito, talvez conseguisse um bom resultado. E, se pegasse um ruim, fatalmente iria me queimar. Tem tempo para fazer isso. Ainda estou muito novo".

Na corrida, o desempenho inicial de Senna foi perfeito: depois de largar em primeiro, logo ganhou do segundo colocado uma distância que lhe permitiria prosseguir até o fim com tranquilidade; mas cometeu um erro:

"Errei. não me perdôo por ter dado aquela escapada", disse mais tarde.

"O carro estava perfeito, mas a pista estava escorregadia por causa da borracha deixada pelos Fórmula 1. Para correr, você só tinha uma trajetória; se saísse dela, comprometeria sua estabilidade. Naquela volta, ao ultrapassar um retardatário, usei a parte extrema da pista, onde normalmente se faz o ponto de tangência, e ali os pedaços de borracha colaram nas rodas do meu carro. Com isso, perdi toda a aderência."

"Não devia ter forçado tanto. A corrida já estava ganha. Só assim vou aprendendo, não é?"

A campanha de Ayrton Senna este ano realmente é de fazer inveja a seus concorrentes: em dez corridas, fez dez "pole-position", em todas elas foi dele a melhor volta, e dessas provas ganhou oito.

As outras duas, ambas em Zolder, ele não terminou: a primeira, porque o motor quebrou. E esta, porque cometeu um erro.