quarta-feira, 21 de março de 2018

A MOVIMENTAÇÃO JÁ COMEÇOU





1978 - Agosto marca, tradicionalmente, a largada oficial para o mais importante GP da temporada: a corrida dos pilotos em busca de equipes, e das equipes em busca dos pilotos.

Deste mês até o final do ano, e muitas vezes até às vésperas do início da nova temporada, o mundo da Fórmula 1 vive seus momentos mais secretos, mais indefinidos, mais marcados pela frieza comercial dos patrocinadores e, principalmente, mais cheios de ansiedade: os velhos ídolos tentam manter seus lugares, os jovens tentam destroná-los.

A movimentação já começou e, segundo os jornais italianos, a grande contratação do "circo" já foi feita: por 300 milhões de liras (cerca de Cr$ 3 milhões), Jody Scheckter tomará, na Ferrari, o lugar do argentino Carlos Reutemann.

Desprestigiado depois dos seguidos fracassos na atual temporada, Reutemann cometeu, depois do GP da Suécia, uma imprudência fatal para um contratado da casa de Maranello: criticou abertamente (pelo microfone da Radio Del Plata, de Buenos Aires) os carros Ferrari e, o que é pior, o próprio Comendador.

Reutemann já estaria mantendo contatos com a Lotus e a Renault, mas sabe-se também que Chapman está satisfeitíssimo com Mario Andretti.

Na McLaren, a má fase técnica (e a vida nada controlada que leva fora das pistas) de James Hunt, deverá custar-lhe o posto, principalmente se o italiano Bruno Giacomelli, que já está pilotando um terceiro carro da equipe, agradar Teddy Mayer.

O futuro de Hunt é incerto, e muitos não se admirarão se ele começar 79 numa equipe de 2º escalão.

Patrick Depailler também poderá mudar e, por ser francês, uma de suas possibilidades é a Renault.

Gilles Villeneuve, ao que tudo indica, continuará na Ferrari, principalmente se trocar as batidas constantes por um comportamento mais seguro nas pistas.

Niki Lauda, ainda cotado como estrela de primeira grandeza, dificilmente sairá da Brabham, embora já se especule sobre sua ida para a Alfa Romeo, que ainda este ano deve estrear seu próprio Fórmula 1. Em vez de Lauda, entretanto, os nomes mais certos para pilotar o Alfa-Alfa são do veterano e experiente Vittorio Brambilla (que já está testando o protótipo) e do jovem e talentoso Riccardo Patrese, eleito o melhor piloto italiano do momento.

A Arrows é uma das possibilidades para James Hunt, enquanto que o irlandês John Watson é apontado como um dos candidatos não só a esse posto como também a um na Saudia, ao lado do australiano Alan Jones.

Se isso se confirmar, estará desfeito outro insistente boato: o de que o brasileiro Nelson Piquet, recordista de vitórias na Fórmula 3, já teria um contrato assinado com Frank Williams para substituir Rolf Stommelen ao lado de Alan Jones.

Emerson Fittipaldi, ao contrário dos demais anos, é um dos nomes que menos circulam: todos sabem que seu contrato com a Copersucar, é válido até fins de 79, dificilmente seria rompido justamente agora, às vésperas da estréia do novo carro projetado por Ralph Bellany, um projetista que, até hoje, sempre foi bem sucedido.