Amigos, para onde irá Esteban Ocon em 2019?
A situação econômica da equipe Force India é ruim,, e isso já influi nos resultados na pista. Mesmo com a injeção de dinheiro, levará tempo para eles voltarem ao estágio em que estavam. A falta de dinheiro atrapalhou a evolução do carro.
Tem um forte boato que iria para a Renault no lugar do Sainz. Pode ser, com Sainz voltando para a Toro Rosso no lugar do Hartley. O neozelandês deve sair pelos fracos resultados e a volta do Sainz seria importante para a Toro Rosso. Não vejo Sainz na McLaren. Seria melhor ele ir para a Toro Rosso, já que a Honda vai ceder motores para a RBR e isso, por tabela, deverá beneficiar a TR.
Ocon é um tremendo piloto e a Mercedes precisa achar um assento para ele em 2019. Tem que ser um time bom, para não queimá-lo. Ele já mostrou o seu cartão de visita, mas, um ano mais em um time ruim pode prejudicá-lo, iria atrapalhar a sua evolução natural.
A Mercedes tem um grande problema, enquanto Lewis estiver lá, eles serão um time de um só piloto. Porque qualquer piloto que a equipe colocar ao seu lado, é problema. O Bottas renovou por um ano, mas com a renovação do Lewis até 2020 ele deve permanecer na equipe. Esse contrato de 1 ano, deve ser contrato de gaveta, só para mantê-lo sob controle. Mas isso nem seria necessário, já que o cara é um "panaca".
Se o Lewis fosse um cara "normal" eles já teriam colocado o Ocon na equipe. O francês já tem uma certa experiência na F1 e vem apresentando um bom trabalho. Não cria problemas com o Perez, que é um cara problemático, nem comete erros que poderiam colocar dúvidas sobre a sua ida para a Mercedes.
Mas a Mercedes não pode fazer isso porque o Lewis é um "babaca" que arruma confusão com a própria sombra, e com a entrada do Ocon, criaria um clima ruim dentro do time. Ocon já passou da fase de obedecer ordens, ele quer vencer. Não sentaria num carro vencedor para servir de "capacho" para o Hamilton. Isso poderia até prejudicá-lo, pois ficaria com a fama de ser um piloto inferior ao Hamilton. Quando for para a Mercedes é para mostrar resultados, "destronar" o Hamilton, senão corre o risco de virar um "Bottas".
A única possibilidade dele na Mercedes em 2020, será se o Lewis fizer uma péssima temporada em 2019 ou criar muitos problemas no time. Caso contrário teremos Bottas novamente em 2020.
Preocupação para a Mercedes, já que os dois times que usam os seus motores, atravessam uma fase muito ruim com risco até de fecharem as portas.
O oposto ocorre com a Ferrari, já que Haas e Sauber mostram evolução e são, no momento, lugares cobiçados. O time não precisa apressar a subida do Leclerc, pois ele conta com duas boas opção para 2019/20.