Amigos, vou comentar um pouco sobre estes dois pilotos: Kimi e Valtteri.
Como escrevi no post sobre a corrida da Alemanha, foi uma vergonha aquelas ordens Multi21. Tanto Kimi, quando Bottas foram prejudicados. Os dois tiveram chances de vencer aquela prova, mas por causa das estratégias adotadas por suas respectivas equipes, com a intensão de privilegiar seus pilotos principais, os dois acabaram sem nada.
Kimi poderia ter lucrado com o erro do Vettel e vencido a prova, se a equipe tivesse desde o começo da prova apostado numa estratégia em que colocasse ele como um candidato a vitória. Mas eles só pensaram no Vettel. Aconteceu do Vettel ficar de fora e eles acabaram perdendo a corrida para a Mercedes.
O caso do Bottas foi pior, porque ele deveria ser o cara do time naquela corrida. Estava largando em 2º enquanto o outro piloto da equipe em 14º. Na há dúvidas que o Bottas era o piloto com mais chances de brigar por uma vitória, mas desde o começo da prova, a equipe Mercedes fez o mesmo que os italianos: apostar num só piloto.
Tiveram muita sorte e Lewis venceu. Mas isso só aconteceu porque teve muita reviravolta no final da prova. Inclusive com a FIA rasgando o regulamento em favor do Hamilton.
Com a chegada da chuva, Max foi prejudicado quando a equipe tentou arriscar tudo pensando, não no terceiro lugar, mas na vitória, quando arriscaram com os pneus verdes intermediários. Mais uma ajudinha para a Mercedes e Ferrari.
Erro do Vettel e festa na Mercedes.
Erro do Vettel e festa na Mercedes.
Depois aconteceu a desastrosa parada do Bottas, quando entrou sem a equipe estar preparada, um erro da Mercedes. Mas Bottas ainda tinha chances de vencer, porque a equipe também errou chamando o Lewis, e em seguida mandando ele ficar fora. Lewis obedeceu e cometeu uma infração, que certamente geraria uma penalidade.
Ao contrário do que alguns falaram, Lewis foi não foi esperto, foi "burro" em obedecer a ordem. Ele sabia que se abortasse a entrada dos pits naquela altura, sofreria punição. Neste caso não vou ser tão crítico com ele, porque eu entendo que isso exigiria raciocínio rápido. Mas se ele fosse "esperto" não voltaria para pista.
Se vocês pegarem a mensagem de rádio, ele diz: "eu estava na entrada, cara, estamos em apuros" (I was at the entry, man, are we in trouble), ele percebeu que fez cagada segundos depois, porque ele diz: "estamos em apuros". Esses segundos poderiam ter lhe custado a vitória.
Só que teve a marmelada, ele não foi punido, então venceu a prova.
Mas Bottas venceria de qualquer maneira: na pista, porque tinha pneus melhores e no tapetão, porque Hamilton infringiu o regulamento e deveria ser punido.
Agora, vou dizer uma coisa para os senhores: eu apoio as equipes e também daria a ordem Multi21. Explico:
No caso da Mercedes, todo mundo já sabe que o Bottas não quer ser campeão. O cara é um "tapado" e a Mercedes nunca vai apoiá-lo. Ali eles só tem o Hamilton para ganhar o campeonato. Se eu fosse o Toto Wolff faria a mesma coisa. O Bottas "não merece" ganhar corrida. E mesmo que ele tivesse mais pontos que o Lewis, eu daria essa ordem. COPY James !
Na Ferrari, a situação do Kimi é um pouco diferente da do Bottas. Ele é um cara sensacional, um tremendo piloto e um ser humano nota 10, mas não tem mais condições de brigar por um título. Porque os 39 anos pesam na hora de competir com o Vettel ou Hamilton. O Alonso, com 36 anos, já está entrando nessa fase. Não dá para estar no mesmo nível do Vettel, 31, e Lewis 33. Já o Bottas teria essa condição porque é jovem, tem só 28, mas já foi explicado porque ele não é um candidato a campeão do mundo, COPY James!
Conclusão, que até o final da temporada serão só Lewis e Seb na disputa pelo título.
No Mercy. Sou a favor do Multi21 em cima do Kimi e Bottas, sem dó!
P.S. Se a Ferrari tiver cabeça, fecha com o Ricciardo para 19/20, ainda dá tempo. Formarão um super time, com dois pilotos com condições de trazer o título. Aposto que isso iria fazer Toto Wolff perder o sono.
Kimi, está velho e Leclerc, ainda é jovem. Aquele 360º com uma Ferrari deve ser o pesadelo de Arrivabene.