domingo, 1 de julho de 2018

RED BULL RING: NOTAS




1º MAX VERSTAPPEN

NOTA 10: E também daria 10 para Daniel Ricciardo caso ele conseguisse terminar a prova. Agora explico porque dei nota máxima para os dois pilotos RBR: a Red Bull é a terceira força do campeonato, atrás da Ferrari e Mercedes. Só que a diferença deles para Ferrari é maior do que da Ferrari para Mercedes. A Mercedes pode ter o melhor carro, mas a Ferrari tem carro para brigar com eles. A Red Bull, não. No caso da Red Bull, os pilotos conseguem extrair o máximo do carro, e, num vacilo da Mercedes ou Ferrari estão vencem.

Max esteve perfeito nesse fim de semana e soube aproveitar o duplo abandono das Mercedes. Coisa que Vettel não fez.



2º KIMI RAIKKONEN

NOTA 6.5: Na classificação, ficou em 4º, mas porque as RBR não foram bem. Na corrida, pulou na largada porque Bottas vacilou (ele treme quando o boyfriend larga ao seu lado). Além disso, só a Ferrari usou os pneus Ultrasoft o que facilita na largada. Depois errou ao tentar ultrapassar por fora na terceira curva. Com isso facilitou a vida do Verstappen e depois resmungou pelo rádio que tinha levado um toque. No final estava a menos de 5 segundos do Max com os pneus "inteirão" e não conseguiu superar a RBR com o fraco motor Renault. Desse jeito vai encerrar a carreira sem vencer.

É a segunda corrida consecutiva onde ele é o melhor piloto Ferrari. Isso serve de alerta para o time. Mostra que atualmente o problema da Ferrari esta nos pilotos não no carro.




3º SEBASTIAN VETTEL

NOTA 5: Errou nos treinos. Ele e a equipe foram os culpados pela perda de 3 posições na largada. Confessou que ficou esperando o Sainz olhando nos espelhos, mas fez isso no MEIO DA PISTA NA LINHA RÁPIDA. Então não adianta acusar a equipe por não tê-lo avisado. Isso custou-lhe a vitória. Se estivesse no lugar do Kimi na largada certamente venceria a prova com o duplo abandono das Mercedes. Foram 10 pontos perdidos. Na corrida largou mal, perdeu várias posições e chegou a ficar em 8º. Foram, talvez os únicos sem bolhas nos pneus, e mesmo com essa vantagem perderam para uma Red Bull.

O problema atual da Ferrari, não é mais de carro. É de piloto. Essa dupla sempre falha. Kimi não tem mais forças para brigar pela vitória e Seb comente muitos erros, que somados aos erros da equipe, deve culminar na perda do título, mais uma vez, para a Mercedes.

Como disse, no comentário do Verstappen, apesar da RBR ter um carro inferior ao da Ferrari, seus pilotos conseguem extrair o máximo dele. Coisa que não acontece com Seb e Kimi. Se a Mercedes não quebra, as Ferrari terminariam em 4º e 5º. Tiveram muita sorte, mas não tem o que comemorar.



ROMAIN GORSJEAN

NOTA 8.5: Teve juízo e conseguiu terminar a prova sem acidentes. O melhor do resto.



KEVIN MAGNUSSEN

NOTA 8.0: Apesar de ter feito um bom treino, foi superado pelo companheiro que fez o 6º tempo. Na corrida, foi bem e conseguiu terminá-la sem ocorrência.