segunda-feira, 22 de outubro de 2018

QUEM TEM 4 TÍTULOS NÃO PODE COMETER TANTOS ERROS




Pessoal, essa do Vettel não tem desculpa. Toda corrida é isso, mal a corrida começa e ele já está girando 360º ! São erros inadmissíveis para alguém que tem 4 títulos. Parece que está disputando título pela primeira vez.

É uma besteira atrás da outra ! Depois da Bélgica parece que perdeu a cabeça.

Pra mim a equipe tá rachada. Pelo jeito que o Arrivabene cantou o hino italiano "a plenos pulmões", é sinal que ele já "cansou" do Vettel. A leitura que eu faço daquela cena é a seguinte: O piloto que deveria estar no lugar mais alto do pódio, terminou a corrida na 4ª colocação. O piloto em quem apostaram o ano todo não vem correspondendo, e o cara que foi relegado a segundo plano (e demitido) é quem vem dando conta do recado.

Acho que ninguém mais dentro da equipe acredita no Vettel. Um problema sério para o ano que vem.

É uma situação parecida com a do Alonso nos últimos tempos de Ferrari. A equipe dá todo apoio, só que os resultados não aparecem e ai vem a desilusão. Desconfiança de ambas as partes e ai chega uma hora que não dá mais para segurar, porque o desgaste é muito grande.

Não se trata mais da briga pelo título, isso já foi para o brejo faz tempo. Depois de Monza a fatura já estava liquidada em favor da Mercedes. O que acontece é que o Vettel não vem apresentando resultados satisfatórios. É só erro em cima de erro. O problema não é ele ter perdido o título para a Mercedes, é a forma como ele perdeu.

Para não crucificar só o Vettel, o Hamilton também errou hoje. A Mercedes queria ser campeã nos Estados Unidos. Comercialmente seria mais interessante para eles ganharem lá do que no México. O Hamilton também estava sob pressão, e assim como o Vettel "pipocou".

Tentou atacar o Verstappen no final e errou, perdendo a segunda colocação que lhe daria o título.

Não foi só a estratégia que deu errado, o Hamilton na hora do "hammer time" ficou devendo. A martelada foi fraca.

O Hamilton e o Vettel são parecidos. Quando as coisas funcionam bem, é tudo maravilha. Mas quando muda o script, muitas vezes "pipocam".

Não vou desmerecer o título do Hamilton, esse ano ele foi melhor do que o Vettel, contou com a sorte e os (muitos) erros do adversário, mas fez uma excelente segunda fase da temporada. 

Hamilton ainda não me convenceu. Pelo que vimos hoje, quando o Verstappen tiver um carro à atura de seu talento vai ser uma pedra no sapato do inglês.

Hoje o Max saiu de 18º para chegar em 2º, terminando menos de 1 segundo atrás do vencedor. Fez isso "sem ajuda". Ninguém precisou sair da frente para ele passar. Foi na raça. Pisou tanto no acelerador que chegou a furar o sapato. Detalhe: pilotando uma Red Bull, carro que nos treinos tomou  1,3s da Mercedes.

Durante a prova, num rádio entre Hamilton e seu engenheiro, ouvimos do seu engenheiro a seguinte frase: Fique tranquilo, quando você chegar no Max, vai passa-ló fácil na reta. A SOBERBA ALEMÃ falhou. Esqueceram que  no carro da RBR tem um "piloto de verdade" !

O Bottas hoje não correu. Não sei o que ele foi fazer em Austin. No briefing da Mercedes antes da prova, o Toto deve ter falado para ele: fica pista, atrapalha quem incomodar o Lewis, e quando a gente mandar, saí da frente. Repetiram a Hungria, porque a equipe não fez um estratégia de corrida para ele. Tanto é que perdeu a posição para o Max nos boxes. O pessoal só estava preocupado com a corrida do Lewis. Não deu para ouvir o rádio direito, por isso não tenho certeza, mas nas 2 ou 3 vezes que ele teve que "sair da frente", a ordem foi dada pelo seu engenheiro. Diferente do que acontecia antes, quando era o James Allison quem falava. Isso na minha opinião, ocorria para evitar um desgaste entre piloto e engenheiro, já que o piloto confia no seu engenheiro e se ele toda hora mandasse ele recuar, essa confiança acabava. Só que hoje eles nem se preocuparam mais com isso.

Toto Wolff falou essa semana para o Ocon que em 2020 ele terá um "carro competitivo". Que carro será ? E no lugar de quem ? Não é preciso ter mais de  "2 neurônios" para saber. O Bottas na minha opinião acabou como piloto. Fez tudo para ajudar o Hamilton a ganhar dois títulos e no final do próximo ano perde o lugar. Sorry, mas o mundo é dos expertos. Triste, porque tecnicamente ainda acho ele um bom piloto, só que falta "massa cinzenta".

no mais ...

A paciência do Daniel Ricciardo acabou. O pior é que ainda faltam três provas para o campeonato acabar !

Alonso puto da vida, e com razão. Não merecia encerrar a carreira competindo com pilotos do nível do Stroll. Seu lugar e lá na frente !

Feliz pela vitória do Kimi. Aposto que eu e 99% dos que assistiam a corrida torciam por isso. Esse finlandês tem carisma !

Impressão que tive, pela cara de jiló do Hamilton e do Wolff após a corrida, é que a festa já estava pronta para ele e a Mercedes comemorarem o título nesse domingo. Davam como certa a conquista. Senti um cheiro de frustração no ar ...