quinta-feira, 22 de novembro de 2018

SAÍ ALONSO ENTRA KUBICA...E O DESTINO DE OCON ...




Pessoal, a Williams acaba de anunciar o seu piloto para 2019. Será o veterano (?) Robert Kubica.

Aí o leitor pergunta...por que aquele sinal de interrogação depois da palavra veterano.

O blogueiro explica:

Porque Robert Kubica correu na Fórmula 1 de 2006 a 2010., portanto 5 temporadas e ficou "parado" de 2011 a 2018. Ficou mais tempo sem correr do que em atividade. Foram 5 temporadas competindo e 8 assistindo as corridas no "sofá de casa".

Então fica meio estranho usar a palavra "veterano". Veterano se aplica a Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, ...

No caso do Kubica o termo correto seria, a sua "reestreia" na F1. Ele tem mais "experiência" de sofá do que no "cockpit de um F1".

Tudo indica que este será o último ano da Williams. Devem fechar as portas em 2020.

Equipe ter piloto pagante é uma coisa, até que "normal" na F1. Mas quando uma equipe chega ao ponto de ter um piloto pagante, que dirige com 70% do braço, e que disputou o seu último GP em Abu Dhabi 2010...não é um bom sinal.

Afugenta qualquer patrocinador. Garanto que esses "colaboradores" que investiram no seu retorno, não continuarão no próximo ano.

A única chance da Williams conseguir se levantar, seria com o Ocon na equipe. Haveria uma injeção de animo como aconteceu com a Sauber. Mas pelo visto, o barco está afundando. Se o Smedley caiu fora, é porque ele não enxergou uma "luz no fim daquele túnel".




Esteban Ocon

Para o francês Esteban Ocon, Abu Dhabi será a sua despedida. Não deve correr em 2019 porque só sobra a vaga na Toro Rosso, mas por causa do conflito de motores, sem chance dele ir para lá.

O pior é que ele "sai por baixo" depois da cagada que fez no Brasil.

Eu sempre apostei nele, mas depois do que aconteceu no GP Brasil, durante e pós corrida, vou ter que repensar meus comentários. Para apagar essa "mancha" na sua carreira, vai demorar e custar caro.

Quem também deve estar com a "pulga" atrás da orelha é Toto Wolff.

A "cagada" dele no Brasil pode ter ajudado a Mercedes, mas não ajudou em nada a sua situação no time alemão, ao contrario só piorou. Ele foi o "maior" perdedor.

Toto Wolff e Lewis Hamilton saíram ganhando, Lewis ganhou uma corrida que já considerada perdida. Max perdeu, mas como ele declarou após a prova, "espero rir disso no futuro". E é quase certo que isso aconteça, porque o futuro está sorrindo para ele.

Outro que na minha opinião saiu ganhando (por tabela) foi Valtteri Bottas.

Aposto que agora Toto vai pensar duas vezes antes de colocar Esteban Ocon no time. Colocar lá para ele fazer com Hamilton o que fez com Max? ou com Perez?

Harmony...é a palavra.

Para que tirar o Bottas da equipe em 2020. Tecnicamente é um bom piloto, como vimos no decorrer do ano. Todas as vezes que foi preciso ajudar Hamilton e cumpriu essa missão com sucesso. Por ser um bom piloto, em nenhuma das vezes jogou sujo. Tirando a corrida da Hungria onde ele "perdeu" a cabeça, nas outras oportunidades "segurou" os outros de forma limpa, pois é um piloto muito técnico. Em nenhum momento você viu ele fazer cagada ou jogar o carro em cima dos outros.

Obedece ordens como um "soldado" e não tem problema de relacionamento com Hamilton.

Pra que por um Ocon lá em 2020 ?


P.S. Será que os acontecimentos com Ocon no GP Brasil tiveram alguma influência na decisão da Williams?