terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O QUE VAI QUERER DA VIDA, ESSA É A PERGUNTA...




Amigos, ontem, 7 de janeiro foi anunciada a saída do Arrivabene do comando da Ferrari. Coisa que todo mundo já esperava. Não entendei porque esperaram até janeiro para anunciar. Esse anuncio deveria ser feito no fim da temporada passada. Por que prolongar a "novela" por mais um mês ? Seria mais coerente ter feito este anuncio no fim da temporada passada e evitado esse "burburinho" todo agora. 

Mal o ano começou e os "equívocos" persistem. Com esse anuncio fora de hora, começaram o ano tendo que explicar coisa do passado em vez de falarem do futuro.

A Ferrari precisa decidir o que "vai querer da vida".

Não me arrisco a fazer nenhuma previsão. Prefiro esperar as quatro primeiras corridas para ver o caminho que a equipe vai seguir.

Vettel está "sozinho" no time, a entrada do Leclerc é um sinal disso. Se a equipe ainda confiasse nele teriam mantido Kimi. 

Faltou respaldo da equipe para com ele nos momentos de dificuldades. Vettel teve que segurar o rojão sozinho.

Começa o ano desiludido. Talvez não acredite mais no sonho de ser campeão pela Ferrari. Algum dos erros que cometeu ano passado, não são normais para um piloto do seu nível.

Leclerc na equipe é uma incógnita. Não sei o que pode acontecer. Se a Ferrari acha que ele vai se comportar como um "Bottas", pode "tirar o cavalinho da chuva".

O garoto é experto, e não vai cometer o mesmo erro do Bottas. Leclerc sabe que o Vettel é o cara a ser batido, este é o seu "objetivo" para 2019.

Sabe que deu um salto grande na sua carreira, saindo de uma Sauber, onde o máximo que conseguiria era o sexto lugar, para uma Ferrari onde o sonho de ser campeão é realidade.

Tem que ir para cima do Vettel ou corre o risco de ter sua carreira prejudicada. 

Se agir como o Bottas será taxado de "wingman" e se não fizer frente ao alemão, começarão os boatos que o "parâmetro" dele na Sauber sempre foi o Marcus Ericsson.

Na minha opinião, Leclerc não é bobo e sabe disso.

Tem que fazer como Ocon fez, que apesar de estar fora da F1 em 2019, fez o seu "nome". 

Enquanto Ocon (apesar da cagada no Brasil) termina o ano por cima, Bottas, com suas atitudes, cada vez mais "enterra" sua carreira.

Como a Ferrari vai lidar com isso eu não sei. Quero esperar umas quatro corridas para ver como o time vai agir.

E a coisa para a Ferrari pode ser mais complicada porque já surgem boatos que a Mercedes consegui "mais cavalinhos" para o seu motor em 2019. Se a coisa foi ruim ano passado agora pode piorar.

Enquanto a Mercedes praticamente mantém o mesmo time, na Ferrari a reformulação é geral. É leva um certo tempo para o time "entrosar".

A Renault finalmente "confessou" que em 2018 a Mercedes e Ferrari tinham 50 cavalos a mais de potência.

O que só aumenta o meu respeito por Max Verstappen. Fez o que fez com 50 cv a menos....

...POWER, é só isso que esse rapaz precisa para brilhar na F1....

Voltando a Ferrari, acho que o maior erro deles em 2018 foi não contratarem Daniel Ricciardo.

Com Riccirado na equipe as chances seriam maiores.

Ricciardo só tem qualidades, e ano passado, mostrou mais uma. Tem "paciência de Jó". Qualquer outro piloto terminaria o ano em uma "camisa de fôrça", depois de enfrentar os problemas que ele enfrentou. Mas ainda assim teve forças para conseguir um pole position em cima do Verstappen. Mostra que apesar das dificuldades não se deixa abater. Um tremendo piloto que a Ferrari (e Mercedes) deixaram escapar para a Renault.

E deixaram escapar por medo. Medo que suas duas "estrelas" (Vettel e Hamilton) não suportassem a convivência com alguém do mesmo nível (ou superior) na minha opinião, dentro da mesma equipe.

O que me preocupa em Charles Leclerc é a sua idade. Sua falta de experiencia na F1. 

Um exemplo foi o que aconteceu entre ele e Kmag durante uma corrida ano passado. Leclerc ficou reclamando durante "1 mês". Reclamou até na hora do briefing.

Um piloto que quer disputar título não pode fazer isso. 

Veja o exemplo do Vettel ou Kimi, pilotos experientes. Quando acontece uma coisa dessa eles reclamam na hora e só. Passam a "borracha" e já pensam na próxima corrida. Foi o que aconteceu no incidente na China com Vettel e Verstappen.

Será que Leclerc terá maturidade para enfrentar situação parecida.

Essa é minha dúvida, porque velocidade a gente já sabe que ele tem. Talvez falte "experiência".

A coisa não vai ser fácil para a Ferrari em 2019. 

Surgem boatos que a Mercedes terá um carro melhor ainda e com mais potência.

Junte a isso, recente declaração do Toto Wolff em que se diz preocupado que as pessoas comessem a odiar a Mercedes tamanho é o seu dominou na F1, é um prenúncio de mais um ano de domínio.