domingo, 17 de março de 2019

UM HOMEM HUMILHADO




Valterri Bottas, um homem humilhado que resolveu recuperar o respeito próprio.

É assim que eu analiso o final de semana na Austrália do piloto Mercedes.

Humilhado pela "própria equipe". O que Toto Wolff fez com ele eu nunca tinha visto antes. E olha que acompanho a F1 há décadas. Não vou falar que faço isso a mais de 40 anos senão vou ficar parecendo os caras da televisão que repetem isso todo "santo" GP. Isso já tá "enchendo o saco" né ! ... O "modesto" Orlando Duarte tem "14 Copas do Mundo" e nunca vi ele repetir isso na tv ... 

Quem é leitor assíduo blog, sabe que o Bottas foi um dos meus assuntos preferido nesses seus dois anos de Mercedes.

Ele foi "analisado" à exaustão. Foi dissecado da "cabeça aos pés" por este que vos fala.

Parece que esse ano "caiu a ficha" e ele "acordou".

Péssima notícia para o Lewis Hamilton. Agora ele vai ter que "se virar" sozinho. Não terá mais ajuda do "wingman" Bottas. Copy, James !

Claro que a gente tem quer ir com calma. Essa foi somente a primeira de vinte e uma etapas, e "muita água vai rolar debaixo dessa ponte". 

Nada está ganho e muita coisa pode mudar. É cedo para falar que Bottas vai ser o campeão, que Ferrari é uma bosta, e que Leclerc vai humilhar o Vettel. Vamos deixar isso para os "babacas do tweet".

E falando em "babacas do tweet", bastou o Leclerc começar a entregar pontos para o Vettel para os idiotas começarem a falar besteiras nas "redes anti-sociais".

É só ler o comentário meu no post que publiquei 3 dias atrás...

Parabéns para Mattia Binotto. Mostrou que não está para brincadeira e quer ser campeão. Eu que achava que eles iriam se lambuzar com o "molho da macarronada", respirei aliviado.

Em primeiro lugar a Ferrari precisa ter uma "conversinha" com Leclerc. Já no começo da corrida ele quase tira os dois carros da prova. Foi tentar uma ultrapassagem por fora, em lugar errado, e quase bate no Vettel. Depois, ao longo da prova, tinha mais ritmo que o Seb, quando este já sofria com os desgaste de pneus. Nesse ponto a Ferrari acertou em dar a ordem para que ele não atacasse o Vettel.

Ferrari precisa apostar unicamente no Seb até o final. Nem que isso signifiquei morrer abraçado a ele.

Não faria sentido nenhum os dois carros ficarem brigando pelo 4º lugar. Como Verstappen comentou no final da corrida, o mais difícil foi ultrapassar a Ferrari do Vettel.

Numa pista onde a ultrapassagem é difícil, Vettel não iria abrir para o Charles passar, e ainda com o risco dos dois carros ficarem de fora.

Com Leclerc terminando na frente do Seb em 4º, a Ferrari acabaria entregando 2 pontos para o Hamilton. Parabéns para a Ferrari, tomou a atitude correta.

Voltando ao Bottas, já na classificação ele mostrou uma abordagem diferente. No primeiro tiro do Q3 foi mais rápido que o Lewis. No segundo tiro, Lewis se recuperou, mas Bottas mostrou que vinha para superá-lo, fazendo as 2 parciais roxa e só perdeu a pole na terceira.

Na largada ele não tomou conhecimento do Hamilton. Parecia que o Hamilton tinha engatado a marcha ré, tamanho foi o pulo do Bottas. Aliás, o Bottas sempre pulou melhor que o Lewis nas largadas. O que acontecia antes era que chegava na freada, ele freava nos "150 metros" e entregava a curva para o Hamilton.

Agora parece que as coisas serão diferentes, como foi com o Rosberg. Critiquei muito o Nico nas largadas, quando o Lewis "atirava o carro" pra cima e ele "recuava" para evitar o choque. A partir do momento que ele deixou de fazer isso, o Lewis se complicou. Lembram ?

Vejam bem, é muito cedo para cantar vitória. Nada impede que o Lewis vença a próxima. As coisas ainda podem mudar dentro da Mercedes.

Na minha opinião o sorriso do Toto Wolff no final, foi o mesmo do Arrivabene em Monza ano passado. Sorriso "amarelo". Deu a Mercedes errada, na minha opinião.

Aposto que nem Hamilton, nem Toto esperam um Bottas "tão agressivo".

E pior, além de agressivo, ele está "mordido". No final deu uma de "Parreira" e surpreendeu a todos soltando um "palavrão". Assim com o ex-tecnico da seleção, Bottas dificilmente usa esse tipo linguajar.

Mostrou raiva também na mensagem de rádio da "volta mais rápida". Eu quero os 26 pontos.

E falando de "volta mais rápida", o pessoal do "tweet" tá confundindo as coisas. "Volta mais rápida" não foi um sucesso. Quem pensa isso está equivocado.

No caso do Bottas, conseguir aquele ponto extra era uma questão de "honra". Se tivesse ponto extra para quem "chegasse primeiro ao banheiro" ele lutaria por isso. Foi "questão de honra" ganhar aquele ponto. Um recado para Lewis, Toto e todos do "tweet"...entenderam !

O Verstappen também não estava preocupado com isso. Fez a volta rápida somente porque queria roubar a segunda posição do Hamilton. Aquela volta rápida dele foi "consequência" ! 

Ele não estava disputando com o Bottas para ver quem fazia a volta mais rápida.

Quem acha isso teve ter "dois neurônios" na cabeça.

Falando de "neurônios". Cadê o pessoal do #voltakubica ?

A Honda devagarinho vai chegando. É cedo para a gente analisar em que estágio eles estão, mas só o fato de não quebrarem, já é um bom sinal. 

O problema é que com o Max Verstappen no volante, a gente não sabe onde é "motor" e onde é "braço do piloto". Como declarou: foi difícil passar a Ferrari. E como vimos, não deu para passar a Mercedes do Lewis. Então ainda é cedo para dizer que eles tem motor para brigar pela vitória. Mas estão no caminho certo.

O balanço que faço dessa primeira etapa é mais positivo que negativo.

Temos uma Mercedes forte, e ao que tudo indica, com seus dois pilotos brigando pelo título. A Ferrari deve se recuperar nas próximas etapas e entrar nessa briga. A Honda conseguiu terminar uma corrida com um bom resultado, e volta ao pódio depois de um grande hiato.

De negativo, vejo que as mudanças aerodinâmicas parecem que não tiveram o efeito desejado, e o ponto extra, na minha opinião, não acrescentou nada.

Um bom domingo a todos !