domingo, 14 de julho de 2019

CAMA DE GATO





Pessoal, tenho certeza que a Mercedes "armou" para cima do Bottas.

Foi o famoso, "hoje não, hoje sim", ... disfarçado !

Se você analisar bem aquelas 20 primeiras voltas, isso fica claro. A Mercedes deu a vitória para Lewis Hamilton.

No momento que colocaram pneus amarelos no carro do Bottas, assinaram sua "sentença de morte".

Fazendo um retrospecto da corrida :

Depois da sensacional disputa, nas voltas iniciais, entre os dois carros Mercedes, que foi muito mais feroz que a de Baku. Porque em Baku, ela aconteceu só na primeira volta, depois de estabilizada as posições, aconteceu aquilo que eu sempre digo: não adianta mais brigar porque fica impossível ultrapassar o outro carro (no caso de 2 Mercedes).

Já em Silverstone, Hamilton tentou por várias voltas, chegando inclusive a ultrapassar Bottas, mas este respondeu rápido recuperando a posição de forma magistral. Bottas recuperou a ponta, não em cima de um erro do Hamilton, mas no talento. Por isso eu considero essa a sua melhor corrida com um Mercedes.

No final na prova, ele confirmou isso numa entrevista, onde disse que foi o "mais rápido da pista". E concordo plenamente com isso.

Até a equipe Mercedes interferir:

NA VOLTA 12 -

Lewis reclama pelo rádio dos seus pneus dianteiros.

NA VOLTA 13 - 

Gasly vai para os pits e coloca pneus BRANCO

NA VOLTA 14 -

Bottas faz a volta mais rápida

NA VOLTA 17 -

Bottas está 1.5 a frente de Hamilton (que já tinha desistido dos ataques), e entra para fazer o pits. Sendo que nesse momento controlava a corrida e em nenhum momento reclamou de desgaste dos pneus.

NA VOLTA 18 -

Hamilton faz a volta mais rápida, com aqueles pneus que tinha reclamado.

NA VOLTA 21 -

Hamilton entra nos pits, e a equipe diferente do que fez com o Bottas, coloca pneus BRANCO

Nessa hora é que começa a dúvida: por que colocaram pneus diferentes no carro do Bottas, se a diferença entre as duas paradas foi só de 4 voltas ?

A entrada do safety car (arranjado, na minha opinião) teve influência no resultado, mas não foi ele que tirou o Bottas da jogada. O que "matou" o Bottas foi a equipe colocar pneus AMARELO no seu carro.

Ali, acabou sua chance de brigar pela vitória, e foi dada ao Hamilton a chance de vencer uma corrida que estava praticamente perdida.

Porque o Hamilton, na pior das hipóteses "tinha a opção" de parar ou "não" mais uma vez. Enquanto o Bottas não poderia escolher, estava "condenado" a fazer duas paradas.

Sendo que as Mercedes não foram importunadas durante toda a corrida, estavam numa disputa "particular".

Deveriam ter colocado os mesmos pneus no carro do Bottas, e ai, "caso fosse necessário" uma terceira troca (na hipótese remota de os BRANCOS não aguentarem)  o Bottas estaria com a corrida no "bolso".

Outra coisa,

Alguém entendeu aquele teatrinho de chamar o Hamilton para outra troca, no fim da corrida ?

...sendo que ele fez a volta mais rápida com os pneus usados !

A única conclusão possível desse "teatro", foi tentar dar uma "justificativa da sacanagem" para o Bottas ....(dizer que "talvez" o Lewis precisasse de uma 2ª parada)...




P.S. O safety car serviu para "mascarar" a sacanagem da Mercedes. Porque se não houvesse a entrada do safety car, mesmo assim, "aposto" que a equipe Mercedes colocaria os pneus BRANCOS no carro do Hamilton.

Você estão entendendo...

O safety car interferiu no resultado prejudicando o Bottas, mas não foi o motivo para colocarem os BRANCOS no carro do Lewis. Isso já era uma estratégia da equipe. Com ou sem safety car, eles colocariam pneus diferente no carro do Lewis.

Só calhou de o safety car entrar na aquela hora !