domingo, 11 de agosto de 2019

AUTOMOBILISMO NÃO É UMA CIÊNCIA EXATA




A grande decepção da temporada é o time Renault. Investiram alto com a contratação de um piloto de ponta, Daniel Ricciardo, e o pacote para 2019 com Hulk no segundo carro parecia bom.

Só que em corrida de automóvel você nunca sabe o que pode acontecer.

E essa "máxima" vem desde os tempos do Fangio.

Apesar de vivermos numa era de computadores e simuladores, (que não simulam nada, na minha opinião) você só sabe se o carro vai ser competitivo quando ele vai para a pista.

No papel, o time prometia dar um salto e entrar na briga com os Red Bull/Honda, mas a realidade foi outra, com os carros sofrendo para passarem do Q2. Fora os problemas de quebras e abandono.

Com os fracos resultados, começa a "caças às bruxas", procurando culpados.

Não adianta trocar o gerente Cyril Abiteboul, ou procurar culpados entre os pilotos.

O problema maior parece estar no RS19, já que a McLaren que usa o mesmo motor está na 4ª colocação, enquanto a equipe de fábrica é a 6ª colocada.

Abiteboul, apesar de ser um engenheiro, não constrói os carros. Sua função é de gerência. Faz  o trabalho de organização na pista. E até agora, não vi ele tomar alguma decisão errada, que comprometesse o resultado de uma corrida.

O que acontece é que o carro é ruim. E isso não tem ligação com falha de estratégia ou organização de box.

Saíram notícias de uma possível saída do Nico, depois daquele erro na Alemanha. Mas, Lewis Hamilton e Charles Leclerc também erraram no mesmo lugar, e ambos pilotavam carros superiores. Então, aquele erro não vai ser responsável pela sua demissão.

Já Daniel Ricciardo, acho que fica em 2020, apesar do fraco desempenho do carro. Chegou a essa conclusão pelos valores de seu contrato (boatos dizem que envolveu muito dinheiro), e o próprio Alain Prost admitiu que o "investimento" em Ricciardo foi grande.

Conclusão, que a Renault não iria deixar "brechas" no contrato as quais permitissem sua saída depois de apenas uma temporada.

E acho que essa estória de "cláusula de desempenho" é papo furado. Principalmente, quando se trata de equipes da frente. Se um piloto assina com a equipe, é porque ele acredita no trabalho dela. Só que não dá para garantir que eles construiriam um carro vencedor já no próximo ano.

Antigamente, na assinatura do contrato, tinham cláusulas que o piloto podia exigir, tipo: carro reserva, porcentagem dos prêmios, definição de primeiro piloto, promessa de patrocínio, etc.

Mas cláusula onde você pode romper o contrato depois de "apenas" uma temporada, porque o desempenho do carro é ruim, eu acho difícil. A Renault , uma equipe de fábrica, não faria isso.

O Ricciardo foi contratado para trazer resultados para a equipe e não o contrário, a equipe ter a obrigação de entregar um carro vencedor para ele em apenas uma temporada.

A Renault precisa de uma reformulação, o desempenho do time esse ano é ruim, mas, no meu entender, a culpa não é dos pilotos, nem do gerente de pista. O problema principal está no projeto do carro RS19.

Encerrando o post, Daniel Ricciardo fez a coisa certa em trocar a Red Bull pela Renault. Se eu estivesse no seu lugar faria o mesmo.

O seu ciclo na Red Bull estava chegando ao fim e era hora de mudanças. Praticamente toda a sua carreira foi feita dentro do time austríaco, o que com o tempo, acaba gerando desgastes para ambas as partes.

No ano passado, com a possibilidade de um assento vago na Ferrari (saída do Kimi) e na Mercedes (Bottas), equipes com estrutura superior à da Red Bull, viu uma oportunidade de mudança para um time com potencial para disputar o título mundial.. Mas as negociações não deram certo, já que Bottas permaneceu na Mercedes e no lugar do Kimi entrou o Leclerc.

Aí recebeu a proposta da Renault, equipe grande de fábrica, com um bom orçamento anual, que ofereceu um contrato vantajoso. O pacote parecia bom, e ele assinou com o time francês.

Ele fez o movimento certo, só que ninguém poderia prever que a Red Bull, no seu primeiro ano com motor Honda, iria conseguir 2 vitórias e pole position, e a Renault cair tanto de rendimento.