sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TUDO DEPENDE DO LUGAR DE MAX EM 2021




Eu, sinceramente, não acredito em mudanças para 2020 nas três principais equipes.

O único lugar onde isso pode acontecer é na (bagunçada) Toro Rosso. Ali eu não sou louco de arriscar palpite. Por tabela, também a Red Bull tem um lugar vago no segundo carro. Na hipótese de o Albon repetir o fraco desempenho do Gasly, quem ira sentar naquele carro em 2020 ? Só Deus e Marko sabem a resposta !

Nas principais equipes, com exceção do Bottas (contrato de 1 ano), Hamilton e Vettel devem permanecer nos seus lugares. Os dois, mais Verstappen tem contrato assinado até 2021. Com multas astronômicas, acho difícil quebra de contrato, a não ser por aposentadoria (tipo Rosberg), o que também não deve acontecer. 

A Ferrari tem um problemão, já que Vettel está infeliz.

Quando um piloto não está feliz na sua equipe ele não rende. O problema maior da permanência do Vettel na Ferrari, é a quebra de confiança por ambas as partes. Apesar das declarações e dos desmentidos, o ambiente está ruim.

A equipe não acredita mais nele, e o piloto não confia mais no time. Ele se acha traído, por tudo que aconteceu do final do ano passado até agora. A expressão no seu rosto diz tudo. Não vejo outra solução, a não ser a sua saída do time. Não acredito em recuperação. Mas ele deve continuar em 2020, há não ser que se retire, o que acho improvável.

Como já comentei aqui, é mais provável o Leclerc melhorar, do que o Vettel se recuperar.

Na Mercedes, o meu palpite é que Ocon já está descartado. Não vejo futuro para ele no time. Mal comparando, é uma espécie de Pascal Wehrlein da vez. O cara virou um "problema" para o time. Não querem ele no segundo carro e não conseguem um lugar em outra equipe. O final deve ser o mesmo: vai ser liberado para "tocar a vida".

Eu era fã do Ocon até o Grande Premio do Brasil, quando ele "aprontou" aquela, que tirou a vitória do Max.

Ali eu já fiquei com uma "pulga atrás da orelha" em relação a ele. Se eu fiquei, Toto Wolff também ficou.

Eu até dei um "desconto", pelo fato do cara estar "desesperado", sabendo que estava fora da F1. Mas aí você faz um "retrospecto" e olha a "ficha corrida" do sujeito. A famosa "capivara".

Você começa a lembrar "disso, daquilo"...vai juntando as coisas e chega a conclusão que o cara não vale o risco.

Está todo mundo falando que ele já é da Renault, mas eu tenho as minhas dúvidas.

O problema da Renault não é de piloto. Contrataram o Daniel Ricciardo e o panorama não mudou. Por que motivo eles trocariam o Hulk pelo Ocon ?

Nico está fazendo a sua terceira temporada pela equipe. É um piloto experiente com 9 temporadas na F1.

Já Esteban Ocon tem 2 anos e meio de F1, com o agravante de ter ficado "um ano parado". Isso é ruim, porque você perde o "embalo". Demora um tempo para você recuperar o "ritmo".

Além do mais, o momento é ruim para a equipe trocar de piloto. Como Gunther Steiner da Haas comentou:

“Novato não ajudaria. Se tivéssemos dois novatos ou um novato, isso não teria nos ajudado, porque estamos um pouco perdidos com os pneus e um novato não ajudaria.”

Apesar de Ocon não ser "novato", ele seria "novo" na equipe, enquanto Hulk já está familiarizado com o time e com o carro.

O que resta para Ocon é a Williams. Seria até interessante para a Mercedes, porque eles poderiam comparar diretamente o desempenho entre Russell e Ocon. Escolhendo o melhor, para um futuro assento no segundo carro da equipe.

Só que a Claire Williams está de olho no dinheiro do Nicholas Latifi.

Pode até acontecer do Ocon ir para a Renault, mas isso só acontece se ele quebrar o vínculo com a Mercedes. Só lembrando que a Renault é rival dos motores Mercedes.


MERCEDES


Você não mexe em time que está vencendo. Hamilton e Bottas estão entregando os resultados, além do mais, o relacionamento dos dois é bom.

Nas disputas (até agora), não houve "exageros", com os dois sempre se respeitando na pista e jogando limpo.

Hamilton não cria problemas para a equipe, mesmo quando é derrotado. Apanhou com três pole position seguidas do Bottas e não "quebrou quarto de hotel" !

Estão empatados em 4 X 4, o que mostra equilíbrio entre os dois.

Hamilton só não ganha o título se quebrar a perna. E se isso acontecer, o Bottas fatura o título para eles. Mercedes com as duas mãos na taça !

Toto Wolff é o melhor chefe de equipe da atualidade.

Só fala besteira para a imprensa, mas quando "fecha a porta do box", a história é outra.

Não presto atenção na suas declarações que saem na imprensa. Tudo que diz são bobagens... presto atenção no que ele faz !

Não pensa duas vezes na hora de tomar uma decisão. Quer sempre vencer. Quando o Rosberg deixou a equipe com as calças na mão, foi inteligente trazendo o Bottas para a equipe.

Teve humildade na hora da contratação do Bottas, quando foi obrigado a ficar "de joelhos" na frente da Claire Williams. Fez isso, porque, apesar de ter duas promessas (Ocon e Pascal), conhecia bem o finlandês e sabia que ele seria uma peça importante na equipe.

O resultado é que o domínio já dura 5 anos.

Ele só pisa na bola em uma coisa . O seu tratamento com o Bottas perante a imprensa. Isso eu acho errado.

No caso do Lewis ele faz a coisa certa.

O inglês pode fazer "a maior cagada do mundo", que ele sempre apoia. Vem com desculpas esfarrapas, sempre livrando a cara do Hamilton. A culpa nunca é do Hamilton, é sempre do pneu, da porca, da repinbeta da parafuseta ...etc

E quando Lewis vence, é só elogios: o maior....nunca vi coisa parecia....é o maior de todos os tempos etc.

Faz o certo na minha opinião.

Você tem que sempre apoiar o seu piloto, mesmo quando ele faz cagada. O discurso para a imprensa tem que ser este. Dentro dos boxes, com a porta fechada, o discurso "é outro".

Agora, o que ele faz com o Bottas eu não entendo.

O cara está a três anos na equipe, e sempre com contrato de um ano. Se ele fosse porcaria não ficaria três anos ! Pra quê humilhar o cara fazendo assinar contrato de 1 ano !

E tem mais,

Na Hungria em 2018, ele fez todo o trabalho "sujo" para o Hamilton vencer, e como prêmio recebe um "melhor wingman" do próprio patrão !

E a vez que ele teve que entregar a vitória para o Lewis. Isso é a pior coisa que pode acontecer para um piloto. O Bottas obedeceu a ordem sem reclamar. Aí vem a equipe, e coloca no tweeter um "meme" tirando sarro. Puta que pariu !

O Bottas está de parabéns, porque tem que ter um baita "controle emocional" para suportar tudo isso.

No meu ver, desnecessário fazer isso.




Agora é a hora de falar do cara que comanda a "danças das cadeiras".

O movimento dele é que vai ditar o rumo da F1.

Mercedes, Ferrari, Red Bull e Honda, estão de olho no seu movimento.

Se continuar na segunda parte do campeonato, com o mesmo gás que terminou a primeira, e ele quem dará as cartas.

A situação dele no momento, é parecida com a do Ricciardo, no ano passado, depois de vencer o GP de Monaco. "Tá por cima da carne seca".

A coisa só muda, se ele fizer muita cagada até o final do ano. O que acho pouco provável.

Para 2020, aposto que ele fica, por causa do contrato vigente.

Não acredito que a Honda chegou ao nível de um Ferrari ou Mercedes. E o Jacques levantou um questão interessante quando diz que o motor não vai aguentar 4 corridas.

Jos e Max sabem o equipamento que eles tem nas mãos. Max deve ter noção da diferença entre a Honda e Ferrari/Mercedes. Depois da Hungria o seu comentário não foi muito animador, quando disse: "depois que eles trocaram os pneus, começaram a virar 2s mais rápido, isso mostra o abismo entre eles e nós."

Se eles perceberem (Jos e Max) que com o Honda não conseguirão alcançar os Mercedes, a pressão vai aumentar para negociação com o time alemão.

Ai o leitor desavisado, vai questionar: mas o Hamilton está ganhando, pra quê a Mercedes precisa do Verstappen ?

O blogueiro explica:

A preocupação da Mercedes é com uma possível renovação de contrato do Max com a Honda.

Se isso acontecer, eles só poderiam (hipótese) contar com o Max em 2014 !

Para o ano que vem, tudo bem. Max cumpri o contrato, mas o problema é se ele renovar por mais três anos com a Honda.

Caso isso aconteça, Lewis Hamilton teria que continuar em "nível altíssimo" por mais 4 anos, quando já estaria com 38 anos.

Seria isso possível ?

Esse ano está tomando calor do Bottas e apanhando do Max que tem carro inferior. Na Alemanha, quis desistir no meio da prova.

Espero que os "fanboys" entendam o meu raciocínio. Não estou dizendo que Hamilton é uma porcaria.

O que eu estou colocando é que chega uma hora em que o piloto, devido a sua idade, começa um linha descendente. Vettel que é 2 anos mais novo que Hamilton, parece que já começou a perder a motivação. Por que com Lewis seria diferente?

Voltando ao comentário, é esse o risco para a Mercedes, se ela não contratá-lo em 2021.

Vejam que a Ferrari forçou uma renovação de contrato de "três" anos com o Vettel, e agora isso virou um problema. Irão ter que "engolir" o alemão por mais um ano, mesmo com o desempenho abaixo do esperado.

Pode acontecer até da Mercedes perder Max para uma Ferrari, por exemplo.

E a Honda sabe que esse recente sucesso se deve a 60% do Max e 40% da Honda. Sem Max, a coisa poderia ter sido diferente.

Mercedes, Ferrari e Honda de olho no futuro do holandês.